ENEM, perguntado por jujulyaz, 1 ano atrás

Alguém me ajuda em geografia?? 10 PONTOS!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
2
a) A decisào nào é correta por diversos motivos. Primeiramente, num mundo cada vez mais integrado devemos construir pontes e nào muros. México e Estados Unidos tem mais a ganhar integrando mais suas economias e a populaçao do que separando-as. Além disso, o muro nào é eficaz para combater a suposta imigraçào ilegal do México para os EUA. A coisa mais fácil do mundo é pular um muro e quanto mais se investe em "tecnologia" de muro, mais os que estão determinados a cruzar a fronteira vão desenvolver tecnologias para contornar o muro. Ou seja, é uma perda fenomenal de tempo e dinheiro.

b) Obviamente, desde a campanha, as relacoes entre os países está estremecida. Ambos estão perdendo com isso. Além do abuso que é contratar uma coisa para outro país pagar ser totalmente inaceitável em nome da soberania do México. Já pensou se uma pessoa chega na sua casa e diz "Olha, vou construir um muro em volta da sua casa porque eu não quero que você entre na minha e você que vai pagar por esse muro!". Tem cabimento uma coisa dessas ? 


Respondido por MaxAbsoluto
3
Boa tarde, Juju.

A) - Do ponto de vista geopolítico, a decisão de construir uma muralha os dois países é correto?

Ao meu ponto de vista sim. Os EUA é um país de primeiro mundo, seus conceitos, leis, fundamentos, são baseados na sua grande maioria,  numa questão de "correto", ou seja, não é correto que imigrantes do México, entre no país ilegalmente, enquanto as pessoas que estão no EUA, estão pagando para se manter legal no país, por um preço alto, já que para se manter legal,  é preciso pagar taxas pela permanência legal, acompanhada de um advogado, até conseguir difinitivamente seu Gren Card (cartão verde), que é um documento legal, nos EUA. Trump, não só ver por este lado, mas pelo lado de que seu país está "desprotegido", onde pessoas, a qualquer momento, tem acesso ao seu país, sem nem sequer, saber quem é quem. Pela fronteira do México com os EUA, muitos terrorista tem entrado para o país, colocando a Nação em si, em risco. O projeto de contruir a muralha , não será uma tarefa fácil, porém, não é impossível. No passado histórico, havia uma cidade chamada Jericó, era conhecida por ser invenssível, por suas grandes e fortes muralhas em volta de toda a cidade, e isso por muitos anos, até que os Hebreus, conseguiram derrubar  a muralha, por conta das guerras que haviam no passado. Olhando do ponto de vista histórico, é possível sim, contruir uma muralha na fronteira. Sendo assim, os EUA certamente, ficará mais seguro. Se olharmos pelo lado "social", não será construida, pelo famoso "politicamente correto". Ninguém tem o direito de invadir o país de ninguém, é ilegal e imoral. Colocoque-se no lugar, se algum desconhecido invadisse sua residência, iria aceitar? Obviamente que não. EUA está certo, estou com eles nesse quisito, por questão de segurança Nacional. 


B) - Afirmar que o México pagará pela construção da muralha é uma posição saudável para a relação entre os dois países? 

Não gera relação saudável entre os dois países, até porque, a decissão vem dos EUA, não do México, então, não seria justo que o México pagasse as contas. Mas no cenário politico,  tudo é possível, se ambos chegarem a um acordo e conclusão. EUA é o país mais poderoso do mundo, praticamente todos os países do mundo, tem relação com o mesmo. Trump, pode ter sido exagerado em dizer que as contas ficariam por conta do México, mas política é assim, hoje diz uma coisa, amanhã diz outra coisa. 


Bons estudos! :-)




Perguntas interessantes