Geografia, perguntado por derickshark2006, 3 meses atrás

alguem me ajuda é pra hoje!!!!


Observe o gráfico e diga em que fase de transição demográfica a Europa se encontra em pleno século XXI.

(a) Na fase de pré – transição onde as taxas de natalidade e mortalidade estão em equilíbrio. (b) Na 1ª fase no qual as taxas de mortalidades declinaram, ou seja, diminuíram, porém, as taxas de natalidade continuam altas.
(c) Na 2ª fase no qual tanto as taxas de natalidade como de mortalidade de sua população declinaram fortemente.
(d) Na 3º fase no qual as taxas de natalidade assim como de mortalidade de sua população encontram se baixas, quase nulas.
3. De acordo com as informações do texto, cite 2 exemplos de países europeus cuja estimativa de crescimento natural apresentou-se negativo entre anos de 2015 a 2020.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vazroberto27
1

Resposta:

4ª Fase da Transição Demográfica - Estabilização Populacional ou Demográfica. Os países desenvolvidos, em decorrência das melhores condições socioeconômicas, das altas taxas de população urbana e do processo industrial mais antigo, encontram-se na 4ª fase (ex.: América Anglo-Saxônica, Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia).

Explicação:

1ª Fase - Pré-transição: As taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas em decorrência da carência de condições médicas e sanitárias, proporcionando um baixo crescimento vegetativo. Essa fase é considerada como pré-industrial;

2ª Fase - Acelerado Crescimento Populacional ou Demográfico:

Ocorre o desenvolvimento industrial e, por consequência, a urbanização e o desenvolvimento econômico e social, caracterizando a fase da modernização.  A taxa de natalidade mantém-se elevada por um período mais longo que a taxa de mortalidade, que cai acentuadamente em decorrência das melhorias nas condições higiênico-sanitárias e médico-hospitalares por meio da medicina preventiva e curativa, como o combate a epidemias e o controle da vacinação.  A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade proporciona elevado crescimento vegetativo e determinando a fase da “explosão demográfica”, isto é, do crescimento populacional ou demográfico elevado.

3ª Fase - Desaceleração Populacional ou Demográfica:  Ocorre maior desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos, a mulher no mercado de trabalho, o custo elevado na criação de filhos, a elevação do nível de escolaridade da população e o planejamento familiar. Esses aspectos reduzem as taxas de natalidade e de fecundidade, que caem mais acentuadamente que a taxa de mortalidade, proporcionando a queda do crescimento vegetativo e determinando a saída do período da “explosão demográfica”.

4ª Fase - Estabilização Populacional ou Demográfica: Com a população urbana elevada, ocorre um regime demográfico com baixas taxas de natalidade e de fecundidade, bem como da taxa de mortalidade, proporcionando um crescimento vegetativo baixo, próximo de zero, além do envelhecimento da população.

É considerada a fase da transição demográfica concluída. Porém, a contínua queda da taxa de natalidade proporcionará um crescimento vegetativo negativo, resultando no chamado “inverno demográfico”, ou seja, redução da população absoluta em virtude de a taxa de mortalidade ficar superior à taxa de natalidade, caminho que os países europeus seguem rapidamente, como é o caso de Portugal.

Perguntas interessantes