História, perguntado por victorbezerra61, 10 meses atrás

alguem me ajuda é pra amanhã, é sobre a balaiada (rebelião regencial)

-época
-local
-grupos sociais que se confrontava
-reivindicações
-resultados
-punições (se houver)

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellaejujuba
1

Resposta:

A Balaiada, também conhecida como guerra dos Bem-te-vis, foi  a guerra mais longa e numerosa ocorrida no maranhão entre os anos de 1838 e 1841, com inicio em 13 de dezembro de 1838.

A revolta foi liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, devido ao sentimento de opressão que sentiam em relação aos prefeitos, cargo criado por uma administração conservadora do presidente da província Camargo.  

Explicação:espero ter ajudado ;-)

Respondido por MARCIOMUNIZZ
0

A revolta denominada Balaiada ocorreu no estado do Maranhão, entre 1838 e 1841, no período compreendido entre a regência brasileira e início do segundo reinado. Os artesãos e camponeses, dentre eles um dos líderes era conhecido como Balaio e por isso o nome da revolta, eram os principais participantes do movimento, causado principalmente pelas disputas de poder da elite local e da grande crise econômica vivida na época. Houve, para contenção de tal movimento, uma grande supressão governamental, na qual registra-se a participação de Luiz Alves de Lima e Silva (Patrono do Exército), que após as diversas vitórias, inclusive na vila Caxias tomada pelos revoltosos, ganhou o título de Barão de Caxias. Mais tarde na revolta regencial Farroupilha, sua participação lhe renderia o status de Duque de Caxias. Enfim, as punições então foram várias, e houve um grande número de mortos no estado. Se a revolta obtivesse sucesso, provavelmente haveria a antecipação da abolição da escravidão, pelo menos no estado do Maranhão.

Perguntas interessantes