Alguém me ajuda com essa questão? (a alternativa correta é a C, porém não entendi o motivo, me expliquem por favor)
UERJ 2002
"Comenta-se, um pouco rápido demais, que a predileção que os leitores sentimos por um ou outro personagem vem da facilidade com que nos identificamos com eles. Esta formulação exige algumas pontuações: não é que nos identifiquemos com o personagem, mas sim que este nos identifica, nos aclara e define frente a nós mesmos; algo em nós se identifica com essa individualidade imaginária, algo contraditório com outras 'identificações semelhantes', algo que de outro modo apenas em sonhos haveria logrado estatuto de natureza. A paixão pela literatura é também uma maneira de reconhecer que cada um somos muitos, e que dessa raiz, oposta ao senso comum em que vivemos, brota o prazer literário."
Este texto trata de um conceito importante na teoria da literatura: o conceito de catarse. De acordo com o autor, pode-se definir catarse como o processo que afeta o leitor no sentido de:
a. valorizar o imaginário
b. superar o senso comum
c. construir a personalidade
d. liberar emoções reprimidas
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Pode-se definir catarse como o processo que afeta o leitor no sentido que está de acordo com a letra C) construir a personalidade.
A palavra "catarse" tem origem grega, e possui o significado de purificação do espírito, onde o indivíduo estaria se livrando de imperfeições. Podemos dizer que catarse seria uma ação elevada, onde atores reproduziriam determinada coisa com drama, e não somente recitando o texto.
Por isso, ela contribuiria para a construção de personalidade, onde o indivíduo se identifica com aspectos próprios e pode ser capaz de desenvolvê-los, estando apto a construir o seu verdadeiro eu, se sentido livre e capaz de mudar.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/6410485
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás