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Soluções para a tarefa
Explicação:
principais obras:
1-No trabalho A Negra, Tarsila expõe a figura de uma mulher com traços bem marcados, mãos e pés grandes e cabeça pequena. Além disso, a artista explora elementos cubistas ao fundo.
2-A composição A Cuca traz uma figura presente no folclore brasileiro e no imaginário da população. Segundo a lenda, conta-se que a cuca era uma bruxa má com corpo de jacaré que raptava as crianças desobedientes.
Pintado em cores vibrantes e tropicais, a tela remete à infância; exibe alguns animais e uma natureza viva. Pertence à fase modernista Pau-Brasil, que antecede o movimento antropofágico.
3-A obra São Paulo (Gazo) também integra a fase Pau-Brasil de Tarsila, sendo um dos marcos do período.
Nessa fase, a artista explora elementos urbanos e a modernização das cidades em contraste com as paisagens tropicais e a valorização da fauna e flora.
vida:
Tarsila do Amaral (1886 - 1973)
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Juntamente com Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Pancetti e alguns outros pintores, Tarsila; dona de referência bibliográfica invejável – creio que sobre ela e sua arte todos os aspectos importantes e menos importantes já tenham sido explorados – faz parte da própria história da arte moderna brasileira.
A ‘Caipirinha’ vestida por Jean Patou e (Paul) Poiret[1], viveu a prodigiosa efervescência e a desvairança dos anos ’20 no Brasil e na França, e deles tirou grande proveito.
E studou com William Zadig, Mantovani, Pedro Alexandrino e Georg Elpons, no Brasil; em Paris, com Emile Renard na “Académie Julian”, André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger, o qual exercerá grande influência, em virtude da poética seguida por ambos os artistas incorporarem em suas obras, a dinâmica das transformações industriais[2] na França e no Brasil com suas particulares especifidades.
Relacionou-se com Pablo Picasso cuja obra não a influenciou, viu de perto a produção dos dadaístas e futuristas, pôs-se em contato com Blaise Cendrars, Ambroise Vollard, Eric Satie, Léonce Rosenberg Jean Cocteau, Jules Supervielle, Jules Romains, Arthur Rubinstein, Maurice Raynal, Paul Morand, Frederic Brancusi e muitos outros.
Aracy A. Amaral[3] e Sônia Salzstein[4] e outros importantes nomes de nossas artes já deram conta do recado.
Seus tons, de intensidade e força absurdas, são reminiscências de infância da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então, Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora, cada colorido excessivo para, assim, melhor representar um país-aquarela.
Engana-se, no entanto, quem acredita ser uma pintora estritamente rural.
modernismo:
Tarsila do Amaral contribuiu para 'inventar' o movimento modernista no início do século passado. Pintora e desenhista, ela colocou seu nome no seletíssimo rol dos grandes artistas que transformaram as artes plásticas. ... Foi nesta época que começou a pintar “com cores mais ousadas e pinceladas mais marcadas”.