Alguém me ajuda a fazer uma redação? TEMA "COMPETIÇÃO"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao homem é dada a certeza da inteligência através do conhecimento, mas, como na filosofia de Sócrates, é preciso que cada indivíduo conheça a si próprio. E essa máxima se faz cada vez mais presente. Querer competir para ganhar algo em troca é certamente uma concepção humana e está diretamente ligada ao saber ser individual e coletivo. É ele, o homem, a criatura e o criador de suas próprias ações.
Em primeiro plano, é preciso entender a questão da competitividade como um fator histórico. O Brasil tem forte história, pautada em dependência, perda e exploração. E é nesse contexto que a população brasileira vive hoje. A nova economia traz várias consequências para o convívio em sociedade, dentre elas está a concorrência. Nesse sentido,as pessoas então crescentemente buscando se enquadrar no sistema capitalista, afim de ser reconhecidas e aplaudidas.Assim, é de fato perceptível, que a disputa social causa grandes discórdias entre grupos ou até mesmo dentro deste.Se o homem não tem um alicerce firme no ser social, de atitudes e relacionamentos, de coletivismo e senso de destino compartilhado, como modificar a realidade? Pouco provável.
O comportamento cooperativista não pode ser dominado pela individualidade É preocupante pensar ,que a humanidade adquiriu nos últimos tempos valores egocêntricos, e esta singularidade afasta o ser humano da própria espécie.O modelo consumista americano consegue manipular o mundo e fazer do povo bonecos de marionetes, seja no ambiente de trabalho, na escola, no passeio com a família, na mídia, enfim,em todo lugar a população está exposta a grandes inovações.A rivalidade entre as classes é reflexo da inquietante desavença de quem tem eletroeletrônico de ponta é o melhor, ou o mais bonito é digno de respeito e vice versa. A modernização coloca a raça humana em uma situação desesperadora, ou seja ter e ser mais que outro é sinônimo de realização.
Torna-se evidente, portanto, que essa problemática só será resolvida com a mudança de pensamento do próprio homem, aprendendo lições do seu papel no mundo e a responsabilidade de suas ações. Saber viver é a principal demanda da atualidade, e isto só será alcançado quando houver essa preocupação em todas as instituições relativas ao bem social. Escolas, grupos comunitários, parlamentos jovens, através de manifestações, aulas e uso das mídias, podem fazer uso de várias ações, com estratégias voltadas para atitudes que visem a um bem individual, mas também coletivo.