alguem me ajuda a fazer um resumo crítico do livro o alienista
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Sinopse: As crônicas de Itaguaí, contam que viveu ali em tempos remotos um certo médico o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza do lugar e o maior dos médicos do Brasil, Portugal e Espanha. Com o fim de estudar a loucura, ele trancafia no asilo que construíra e dera o nome de Casa Verde, um quinto da população da vila. Para ele o normal seria algo homogêneo repetido ao infinito, qualquer pessoa com um gesto ou pensamento que fugisse a rotina era objeto de seus estudos. A população aterrorizada se revolta, e aí outros tantos passam a morar no asilo. Mas, Simão Bacamarte tão atento às estatísticas, lembra que a norma está sempre com a maioria, e que é esta afinal quem tem razão. Refaz a teoria, solta os recolhidos e sai ao encalço daqueles poucos que, possuíam coerência moral. Em pouco tempo ele cura a todos, ninguém mais possuía nobres sentimos morais. Só um.
O Alienista é um conto escrito por Machado de Assis que traz a história do psiquiatra Simão Bacamarte. Este, após passar vários anos estudando na Europa, volta ao Brasil, especificamente, para a cidade de Itaguaí e lá resolve colocar em prática todo o seu estudo acerca da mente humana.
O Dr. Simão Bacamarte é um homem sério, que dedica todo o seu tempo em prol do estudo e da pesquisa. Contudo, decide se casar com D. Evarista da Costa, mulher desprovida de beleza, mas que segundo a análise do Dr. Bacamarte, seria capaz de gerar filhos robustos e inteligentes. No entanto, não tiveram nenhum.
Com a ajuda do governo de Itaguaí, Simão Bacamarte constrói A Casa Verde, um manicômio destinado a internação de todos aqueles diagnosticados pelo médico como sendo portador de algum distúrbio mental.
No início todos concordam com os métodos do Dr. Bacamarte, porém, com o passar do tempo ele se torna obcecado pelo trabalho e começa a enxergar loucura em tudo o que as pessoas fazem, qualquer fato, por mais trivial que fosse poderia ser considerado sinal de loucura pelo Dr. Bacamarte. Como o caso do homem que perdeu toda a sua herança emprestando dinheiro e não cobrava, as moças consideradas namoradeiras etc. Tudo era motivo para internação na Casa Verde.
Leia também: Resenha O Enfermeiro
Toda a cidade começa a ficar descontente com o comportamento do Alienista e procuram se unir para encontrar uma solução. Diante disso, surgiu a Revolução dos Canjicas, liderada pelo barbeiro Porfírio, que toma o controle da cidade. Mas isto ainda não será o fim.
De maneira sarcástica, neste conto, Machado de Assis se utiliza de ironia e doses de humor para criticar à forma como a ciência tratava as pessoas portadoras de problemas mentais no século XIX. Através da figura do Alienista e nos mostra como os detentores da ciência buscavam confirmar as suas teorias, mesmo que para isso tivesse que transgredir as normas vigentes.