Português, perguntado por wolverine909, 7 meses atrás

Alguém me ajuda 50 pontos .

1- Quais habilidades administrativas podem ser apontadas no estudo de caso ? Por quê ? Justifique , indicando trechos para cada habilidade mencionada ? ​

Anexos:

wolverine909: sem problemas. de boa

Soluções para a tarefa

Respondido por heitoreduardor59
0

Habilidades Técnicas

Consiste no conjunto de conhecimentos técnicos que o administrador dispõe e que o torna especialista em determinada área. Podem ter sido adquiridas por meio de suas experiências práticas, bem como através de formações acadêmicas, treinamentos e cursos específicos com foco

Habilidades Humanas

Empresas são formadas por pessoas e para pessoas. Assim, por mais industrializadas e tecnológicas que elas sejam, seu capital humano sempre será o seu maior diferencial competitivo. Portanto, a competência no relacionamento interpessoal é uma das habilidades do administrador que mais fazem a diferença em sua gestão empresarial e no alcance efetivo de sucesso em seu trabalho.

Na prática, as habilidades humanas ajudam na liderança dos colaboradores, numa comunicação mais assertiva, no gerenciamento de expectativas, na delegação correta das tarefas, nos processos de negociação e feedbacks, bem como a dirimir os conflitos na equipe, resolver os problemas de forma conjunta e a impulsionar os resultados dos profissionais.

Portanto, um administrador que possui o seu lado relacional bem desenvolvido tem muito mais chances de obter sucesso em suas ações na empresa, pois consegue ter uma visão global do papel e importância de cada profissional na construção dos resultados e de fazer com que deem o seu melhor. Na prática, isso significa que tem a capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas ao seu redor e de inspirá-las a crescer, se desenvolver e ir além.

Além disso, o administrador com boas habilidades humanas sabe como conversar, cobrar, delegar tarefas, desenvolver o potencial dos funcionários, estimular seu bom desempenho e cativar sua motivação, dedicação e engajamento. Também tem inteligência emocional para lidar com os diferentes tipos de personalidades que transitam ao seu redor, bem como para manter-se firme, otimista e resiliente nos momentos de dificuldade.

Além disso, possui a sabedoria de ouvir na essência os seus profissionais e de buscar, na medida do possível, entender e atender os seus anseios de carreira. Com esta postura, consegue conquistar o respeito e a empatia das pessoas e inspirar seu desenvolvimento técnico, emocional e comportamental. Consequentemente, consegue também estimular a que sua equipe colabore de forma espontânea e contínua para o alcance efetivo de resultados extraordinários.

Habilidades Conceituais

Como são complementares, as habilidades conceituais não poderiam ficar de fora desta tríade de competências que todo administrador precisa ter para construir uma carreira bem-sucedida. Para isso, é preciso ter uma visão sistêmica e saber enxergar com inteligência e assertividade as informações que estão contidas no todo.

Na prática, estas habilidades conceituais dizem respeito à capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças e, especialmente, de tomar as melhores decisões para a organização. Neste sentido, os líderes são aqueles que devem dispor destes conceitos, de modo a ter uma visão estratégica mais apurada, pois é esta habilidade que fará toda diferença na gestão da empresa e no alcance de suas metas e objetivos.

Mas qual destas habilidades é a mais importante?

Imagino que esteja se questionando sobre isso. Bem, todas estas competências citadas acima são essenciais a que o administrador consiga fazer um bom trabalho e desenvolver resultados consistentes. Em resumo, todas são fundamentais! Por isso mesmo, é imprescindível dispor de conhecimentos técnicos sobre as atividades que desempenha diariamente, de modo a executá-las sempre com maestria, perícia e assertividade.

Contudo, sem a destreza do administrador para lidar com as pessoas, todo esforço pode ser colocado a perder, uma vez que é o alinhamento entre os interesses e expectativas da empresa e da equipe, e vice-versa, e, claro, a gestão humana do líder que traz verdadeiramente um diferencial competitivo para o negócio. Outro ponto-chave aqui é a capacidade de tomar decisões conforme o timing do momento e de desenvolver estratégias efetivas que ajudem a solucionar os problemas e a impulsionar os resultados da empresa.

No final das contas é a união de todas as habilidades que torna o trabalho de um administrador único, diferenciado e bem-sucedido. Digo isso porque, na realidade diária de muitas organizações, vemos muitos profissionais que ainda não são completos, ou seja, que não dispõem de todas estas competências-chaves totalmente desenvolvidas. Isso é algo que acaba trazendo dificuldades em aspectos importantes como a gestão de pessoas em processo

Perguntas interessantes