ALGUEM ME AJUDA 20 PONTOS!!!!!
Em onde aprendeu o javanês? indagou ele, com aquela teimosia peculiar aos velhos. Não contava com essa pergunta, mas imediatamente arquitetei uma mentira. Contei-lhe que meu pai era javanês. Tripulante de um navio mercante, viera ter à Bahia, estabelecera-se nas proximidades de Canavieiras como pescador, casara, prosperara e fora com ele que aprendi javanês.
— E ele acreditou? E o físico? perguntou meu amigo, que até então me ouvira calado.
— Não sou, objetei, lá muito diferente de um javanês. Estes meus cabelos corridos, duros e grossos e a minha pele basané podem dar-me muito bem o aspecto de um mestiço de malaio... Tu sabes bem que, entre nós, há de tudo: índios, malaios, taitianos, malgaches, guanches, até godos. É uma comparsaria de raças e tipos de fazer inveja ao mundo inteiro. — Bem, fez o meu amigo, continua.
— O velho, emendei eu, ouviu-me atentamente, considerou demoradamente
o meu físico, pareceu que me julgava de fato filho de malaio e perguntou-me com doçura:
— Então está disposto a ensinar-me javanês?
— A resposta saiu-me sem querer:
— Pois não.
Diante da pergunta a respeito da origem do pretenso conhecimento de javanês, a personagem lança mão de uma história que acaba por convencer
o contratante. A situação toda soa absurda. Abaixo, estão algumas afirmativas que pretendem explicar a razão pela qual a história contada pelo pretendente ao cargo de professor de javanês termina por funcionar. Marque a alternativa que melhor explica o seu sucesso.
A) Como as escolas de javanês não são comuns no Brasil, é natural que quem conhece esse idioma tenha aprendido com os pais. Por isso, a história é tão convincente.
B) O doutor Manuel Feliciano estava apto para descobrir a veracidade da explicação. Certamente a história contada fazia muito sentido.
C) A personagem aposta em um estereótipo comum, segundo o qual os brasileiros podem se passar por pertencentes a qualquer nacionalidade.
D) A personagem parece ter uma aparência comum, o que faz com que seus traços lembrem os malaios, tornando sua história verdadeira.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
alternativa b
Respondido por
0
Resposta:
A Letra b
Explicaçao:
Perguntas interessantes