Alguém já escreveu que a internet é um instrumento democrático. Tomada ao pé da letra, essa afirmação é falsa. Eu gostaria de corrigi-la, acrescentando: a internet é um instrumento potencialmente democrático. Para fazer uma pesquisa navegando na web, precisamos saber como dominar os instrumentos do conhecimento: em outras palavras, precisamos dispor de um privilégio cultural que é ligado ao privilégio social. As escolas precisam da internet, mas a internet precisa de uma escola onde o ensino real acontece.
A internet não apenas faz referência aos livros, mas pressupõe livros. A leitura fragmentada em palavras e frases isoladas do contexto integral sempre foi parte da leitura de cada um, mas o livro é o instrumento que nos ensina a dominar a extraordinária velocidade da internet - para ser capaz de usá-la, você precisa aprender a "ler devagar”. Não consigo imaginar que alguém possa aprender sozinho, sem modelos, a prática profundamente artificial da leitura lenta. Daí a internet pressupor não apenas os livros, mas também aqueles que ensinam a ler livros – ou seja, professores em carne e osso. (Adaptado de "Carlo Ginzburg: a internet é um instrumento potencialmente democrático". a).
1° De que argumentos o autor se vale para refutar a afirmação de que a internet é um instrumento democrático?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Segundo ele, “a internet é um instrumento potencialmente democrático”. O argumento principal é o de que a internet não é acessível a todos indistintamente.
O autor Carlo Ginzburg se vale de argumentos por comprovação em seu texto A internet é um instrumento potencialmente democrático, para refutar a afirmação de que a internet é um instrumento democrático.
Para o autor, os indivíduos precisam não apenas do conhecimento sobre a navegação na internet, mas também de instrumentos, como celulares, para acessá-la.
A internet como um instrumento potencialmente democrático, segundo Carlo Ginzburg
Todos os fatores que determinam o acesso ou o não acesso ao ambiente digital se traduzem como privilégios que nem todos usufruem, assim, se mostra mais adequado classificar a internet como um instrumento potencialmente democrático, uma adjetivação que modifica completamente a expressão original.
O autor utiliza dos números já validados sobre as possibilidades de acesso da população mundial à internet, elaborando então, argumentos por comprovação.
Mais sobre a internet como um instrumento democrático: brainly.com.br/tarefa/29765174
#SPJ2