Alguém faz uma sonopse da Crônica: Nomes - Luis Fernando Verissimo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crônica e o conto de Luis Fernando Verissimo numa abordagem da estética
da recepção
A literatura não se esgota no texto, mas completa-se no ato de ler.
Portanto, demanda a participação ativa e criativa do leitor, sem com isso reprimir a
autonomia do texto literário.
O processo de recepção do texto se inicia antes do contato do leitor com
a obra. Ele possui um horizonte de expectativas que o restringe, mas que pode se
transformar ampliando. Esse horizonte é seu mundo com tudo que o cerca: suas
vivências, sua cultura, normas filosóficas, religiosas, estéticas, entre outras.Quando
o leitor se depara com um texto, este pode atender seu horizonte de expectativas,
ou não. Quanto mais se distancia da leitura prevista, mais muda os limites desse
horizonte de expectativas, abrindo-se. Porém, se o texto se afasta muito do que lhe
é familiar, ele se torna irreconhecível, e o leitor tende a refutar a obra. Portanto, a
primeira coisa a se fazer para criar o gosto pela leitura é ofertar textos que estejam
próximos à realidade do aluno, que tenham significado para ele, que contemplem o
seu horizonte de expectativas.
De acordo com o Método Recepcional descrito por Maria da Glória Bordini
e Vera Teixeira de Aguiar na obra A formação do leitor (1993), pode-se desenvolver
uma prática pedagógica de leitura que contemplem alunos de 1º grau . Esse método
prevê cinco etapas:
A primeira etapa é aquela em que ocorre a determinação do horizonte
de expectativas. Nela, devem-se atentar as características culturais, interesses de
leitura, crenças e valores, observando as preferências do aluno. Em pesquisa
descrita por Bordini e Aguiar no livro A formação do leitor (1993), um dos assuntos
preferidos por alunos de 5ª a 8ª séries é o humor e a idade do leitor também deve
ser levada em conta. Para se fazer um trabalho com os gêneros literários do conto e
da crônica tem-se que priorizar a fase dos 13 aos 15 anos, quando o aluno está na
fase da leitura crítica denominada por Piaget. Nessa fase da adolescência, idade da
descoberta do mundo interior, o aluno elabora seus juízos de valor e desenvolve a
percepção dos valores estéticos. Questiona-se sobre o seu papel na sociedade, bem
como busca a sua identidade individual, fazendo da leitura um exercício crítico.
Nessa fase uma das alternativas de leitura que surgem são os contos e crônicas.
(BORDINI & AGUIAR, 1993, p. 20).Na segunda fase desenvolve-se o atendimento do horizonte de
expectativas. Nessa fase os textos selecionados devem satisfazer as aspirações
dos alunos de acordo com seu perfil . Podem-se oferecer textos que contemplem o
humor como charges, cartums, anedotas e mesmo textos ficcionais menos
complexos que contemplem determinados temas, explorando, além da linguagem
verbal, a não verbal.
A terceira etapa diz respeito à ruptura do horizonte de expectativas. É
o momento de confrontar o familiar e o novo, afirmando o caráter inovador da obra.
Nessa etapa disponibilizam-se os gêneros literários da crônica e do conto de Luis
Fernando Verissimo que são textos literários onde o humor é privilegiado,
proporciona temas variados, apresenta certo grau de complexidade, diferente das
obras lidas anteriormente, ampliando portanto, seus horizontes de expectativas.
A quarta fase é denominada pelas autoras questionamento do
horizonte de expectativas. É a hora da apreciação das obras lidas, bem como a
análise e a crítica sobre as leituras que vem sendo feitas. Os alunos avaliarão os
textos que mais proporcionem satisfação, gosto pela leitura e o desenvolvimento da
capacidade crítica.
A quinta e última etapa designa-se como a ampliação do horizonte de
expectativas, sendo que neste momento os alunos tomam consciência de que o
processo de leitura desenvolvido por eles sofreu alterações, aquisições e percebem
que suas exigências tornaram-se maiores, bem como a capacidade de desvendar o
desconhecido. A partir dessas novas possibilidades, eles partem para novos
desafios, que levem em consideração as suas expectativas ampliadas. Assim sendo,
a atividade de leitura fundada nos pressupostos da Estética da Recepção deve
priorizar a chamada “obra difícil”, pois nela consiste o poder de transformação de
sistemas ideológicos sujeitos à crítica.
Explicação:
espero ter ajudado :3