Português, perguntado por claudiamariasantossi, 8 meses atrás

Alguém faz uma redação p mim??? por favor! Sobre música? 25 linhas​

Soluções para a tarefa

Respondido por lelelulugg
0

Resposta:

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO :/

Respondido por gigillysilva
0

Resposta: A música tão elitizada e de difícil acesso para determinadas classes da sociedade, no século XIX, passou a ser disponível a todos através da invenção do rádio, que incrementou a música como parte do cotidiano do individuo. No Brasil, a arte musical teve grande importância na construção social e de identidade do povo brasileiro, e foi trilha sonora de diversos movimentos contra a ditadura. Entretanto, o poder terapêutico da música e sua capacidade de desenvolver habilidades cognitivas, não são de conhecimento ou se quer cogitado por muitos.

    Primeiramente, o a junção de ciência, saúde e música deu origem à musicoterapia. Apesar de seu grande crescimento, após sua integração as práticas terapêuticas do SUS, os benefícios da musicoterapia ainda é um grande mistério para grande parte da população. A música tem sido usada no tratamento de crianças autistas e conciliada com diversas formas de tratamentos fisioterapêuticos, devido a sua facilidade de comunicação não verbal e grande trabalho de expressão corporal. Contudo, a falta de informação restringe a metodologia a poucos hospitais púbicos e privados, e torna a descrença no híbrido de arte e música ainda maior.

  Outrossim, a música, na escola, tem papel importante na formação integral do aluno. A educação musical na infância é capaz de promover impulsos de áreas específicas do cérebro, locais onde a leitura e a escrita não conseguem atingir, auxilia na concentração, memorização e socialização da criança com o grupo. Apesar da lei aprovada em 2008, que torna obrigatório o ensino da musicalização em escolas públicas e particulares, a legislação abrange somente o ensino fundamental e médio, e não torna obrigatório no ensino básico, principal momento de formação cognitiva da criança.

  Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas para difundir o conhecimento sobre o poder da música. O Ministério da Saúde, em parcerias com a mídia, deve informar a população sobre as vantagens terapêuticas da música, por meio de campanhas, como, por exemplo, a campanha da vacinação, a fim de expandir a metodologia para todo o país. O Ministério da Educação, por meio de uma lei complementar, deve acrescentar a musicalização na grade curricular do ensino básico e promover palestras com profissionais da educação musical, com o intuito de informar as famílias sobre os benefícios do ensino musical. Somente assim, os benefícios da música para saúde e desenvolvimento, serão disponíveis para toda população, e a barreira do desconhecimento e descaso serão superadas.

Perguntas interessantes