Filosofia, perguntado por mila8273, 1 ano atrás

alguém faz um resumo rápido para mim sobre,anarquismo e marxismo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Edson07
1

Resposta:

Explicação:

O anarquismo é uma corrente de pensamento, uma teoria e ideologia política que não acredita em nenhuma forma de dominação – inclusive a do Estado sobre a população – ou de hierarquia e prega a cultura da autogestão e da coletividade Alguns dos valores defendidos pelos anarquistas são:

liberdade individual e coletiva, para o desenvolvimento de pensamento crítico e todas as capacidades individuais das pessoas;

igualdade – em termos econômicos, políticos e sociais, valor que inclui questões de gênero e raça;

solidariedade – a teoria anarquista só tem sentido se há entre as pessoas apoio mútuo, com colaboração e espírito de coletividade.

O anarquismo critica principalmente exploração econômica do sistema capitalista e o que chama de dominação político-burocrática e da coação física do Estado. Os anarquistas não buscam uma revolução política, mas uma revolução social, que parta da maioria da população, dos trabalhadores, da classe que sofre alguma forma de dominação. Sua ideia principal é a horizontalidade: um território em que não exista Estado, nem hierarquia e em que a população faça a autogestão da vida coletiva.

A palavra marxismo designa dubiamente a doutrina política elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e o método de análise socioeconômica baseada no que Marx chamou de materialismo histórico dialético, que apresenta como elemento de definição e análise da sociedade a sua produção material.

Quando nos referimos ao marxismo ou aos marxistas, estamos tratando especificamente desses elementos. Para referirmo-nos aos livros de Marx ou à sua obra, sem a especificação da doutrina ou do método de análise social, devemos utilizar o adjetivo “marxiano”, como a “obra marxiana” ou a “teoria marxiana”.

O marxismo ainda é amplamente estudado nos âmbitos da sociologia, da filosofia e da economia. Atualmente, pelo fato de o marxismo estar alinhado a um pensamento de esquerda, setores da direita, sobretudo da direita conservadora, acusam os movimentos de esquerda de infiltrarem os ideais marxistas nas instituições de educação, na mídia e na cultura em geral, formando o que eles chamaram de “marxismo cultural”.

Perguntas interessantes