História, perguntado por nicollasebueno, 1 ano atrás

alguem faz pfv uma pesquisa sobre a peste negra
Onde e quando ocorreu
Impacto sobre a vida de quem viveu na época
Impacto econômico
Impacto político
Tempo de duração da pandemia
Ação do governo para conter
Fatos históricos que aconteciam em culminância a estas doenças

Soluções para a tarefa

Respondido por shiara142
1

Resposta:

A peste negra foi uma pandemia, isto é, a proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval.

Explicação:

Calcula-se que a peste negra tenha matado mais de 25 milhões de pessoas entre 1347 e 1352. Ou seja, a peste bubônica sozinha dizimou cerca de 1/3 da população na Europa em apenas cinco anos. Isso sem contar a imensidão de orfãos e viúvas deixados no rastro da epidemia.

Em se tratando de uma era na qual ainda não se tinha a cura para esse mal, era comum ver a doença matar um indivíduo em questão de dias, podendo-se afirmar a Peste Negra se espalhava de forma avassaladora devido ao alto grau de transmissibilidade da bactéria Yersinia Pestis.

A Igreja Católica, predominante na época não admitia nenhuma forma de cura, pois seus membros entendiam de forma errônea os avanços tecnológicos e qualquer movimentação contrária poderia ser considerada ato de bruxaria.

CONSEQUÊNCIAS DA PESTE NEGRA NA SOCIEDADE MEDIEVAL

Devido à grande quantidade de mortos faltava mão-de-obra na Europa e a força de trabalho se tornava bastante cara.

Interrupção da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra.

Impacto socioeconômico mundial causado pela alta taxa de mortalidade da população.

Apropriação de terras de terceiras, pois muitos morriam e seus bens ficavam abandonados e como famílias foram devastadas em muitos casos não sobravam herdeiros para a sucessão de bens.

Migração de pessoas do campo para a cidade em busca de trabalho, revoltas camponesas devido às fragilidades do decadente Feudalismo e a fome que assolava as pessoas neste período devido à falta de recursos alimentícios e produção agrícola insuficiente para atender a demanda.

Revoltas políticas e descontentamento com a Igreja Católica, tanto que o poder dos líderes religiosos ficou bem abalado e enfraquecido.

Crise na nobreza, a qual empobreceu muitos nobres.

Perguntas interessantes