Português, perguntado por Larissa15632, 3 meses atrás

Alguém faz a análise sintática da música “trem bala” por favor..

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahizuku
1

Análise sintatica da música trem bala

~ Estrutura ~

No geral, a música possui uma estrutura repetitiva e muitas rimas. Os versos que mais se repetem são "não é sobre" e, logo em seguida, "é sobre", como uma reação; mas não é algo presente em todos os versos, nem todas as estrofes.

Em relação a quantidade de versos a cada estrofe, a média é 4, mas alguns versos são mais curtos, o que dá a impressão de que algumas estrofes possuem mais ou menos versos.

~ Melodia ~

A música possui uma melodia calma e que transmite tranquilidade, já que a música, originalmente, é tocada apenas com um violão. Para cantá-la não são necessárias notas muito altas; nem graves, nem agudas. Além disso, é cantada num ritmo lento.

~ Letra ~

Eu poderia analisar minuciosamente cada verso, porque a música pode ter vários significados, depende do ponto de vista. Mas não quero que o blog fique enorme, então farei um "resumo".

A primeira, terceira e quinta estrofe, no geral, falam sobre ganância e orgulho. Logo no início, na parte "não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si", é no sentido de ter fama, admiração, popularidade. Logo em seguida, "é sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti" pode representar o fato de que, muitas vezes, aqueles que são muito populares, não necessariamente possuem amigos verdadeiros.

"Cantar e escutar mais do que a própria voz" poderia representar o orgulho presente em cada ser humano. Escutar mais do que a própria voz seria valorizar quem temos ao nosso lado, não apenas nos vangloriarmos, não nos importarmos somente com si mesmos.

Contudo, o principal objetivo da música é nos mostrar que a vida passa em um estalar de dedos, por isso o nome Trem Bala. A parte "que a vida é trem bala, parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir" pode ser interpretada como a trajetória das nossas vidas. Temos que aproveitá-la, pois quando menos esperarmos, não estaremos mais aqui, nem aqueles próximos à nós.

~ • ★ • ~

Espero que tenha ajudado!... Bons estudos :)

 

 

Perguntas interessantes