Alguém fala um pouco sobre a guerra de mascates pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu em Pernambuco, no ano de 1710, entre comerciantes da cidade de Recife e senhores de engenho da cidade de Olinda. Os comerciantes, maioria portugueses, eram chamados de mascates.
Os senhores de engenho de Olinda mandavam e desmandavam em Recife que, após a saída dos holandeses (que desenvolveram a cidade) passou a receber muitos imigrantes portugueses principalmente por causa da estrutura privilegiada da cidade que era adequada para o desenvolvimento do comércio.
Recife prosperou e ganhou importância econômica então, em 1709, os recifenses conseguiram criar sua própria câmara municipal tornando-se independentes da cidade de Olinda.
Os orgulhosos senhores de engenho de Olinda resolveram então sabotar a cidade de Recife, o que gerou um conflito armado que foi logo resolvido. A coroa portuguesa logo em 1711 nomeou um novo governante para resolver o problema, este governante mandou prender todos os latifundiários sabotadores (seriam anistiados em 1714) e transferiu semestralmente a administração para ambas as cidades com a intenção (foi bem sucedido) de equilibrar as coisas entre elas. Assim acabou a Guerra dos Mascates.
Explicação: