Biologia, perguntado por ALICINHA3K, 10 meses atrás

alguém explica direitinho as bactérias eu odeio esse assusto não sei nada ​eu coloquei biologia por que não tinha ciências ou eu não achei

Soluções para a tarefa

Respondido por gatinha0009
1

Resposta:

As bactérias são seres unicelulares e procariontes, que fazem parte do Reino Monera. Existem milhares de espécies conhecidas que apresentam formas, habitats e metabolismo diferentes.

As bactérias podem viver no ar, na água, no solo, dentro de outros seres vivos, e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas à maioria dos seres vivos. Alguns desses microrganismos são causadores de doenças, mas também há bactérias com grande importância ecológica e econômica.

Morfologia bacteriana: conheça alguns tipos de bactérias

As bactérias podem apresentar diferentes formas: esféricas, de bastões, espiraladas, de vírgula, entre outras. Observe a seguir exemplos de bactérias e os formatos de cada ser.

•Cocos: são esféricos ou arredondados;

•Bacilos: são alongados e cilíndricos;

•Espirilos: são longos, espiralados e deslocam-se por meio de flagelos;

•Espiroquetas: são espiralados e deslocam-se com movimentos ondulatórios;

Vibriões: apresentam aspecto de vírgula

A célula bacteriana é procariótica, ou seja, o material genético fica disperso no citoplasma e é constituído de uma molécula circular de DNA, chamada nucleoide.

Além do nucleoide, pode haver também moléculas adicionais de DNA circular, os plasmídeos. A presença dos plasmídeos ajuda a defender as bactérias da ação de antibióticos, pois contêm genes resistentes.

Também estão espalhados no citoplasma diversos ribossomos que produzem proteínas. Os flagelos são estruturas responsáveis pela locomoção e as fímbrias pela adesão ou troca de DNA dependendo do tipo de bactéria.

Revestindo a célula bacteriana está a membrana plasmática, que delimita o citoplasma e mais externamente um envoltório rígido, a parede bacteriana ou membrana esquelética, que protege a célula contra a entrada de água por osmose, que faria a bactéria estourar.

Em algumas bactérias pode haver ainda uma camada mais externa chamada cápsula, que protege da desidratação, defende de ataques de bacteriófagos e de serem fagocitadas e ainda auxilia a fixação às células dos hospedeiros.

Perguntas interessantes