Alguém estaria desposto a me ajudar? Cite vários nomes de manifestações de artísticas de bonecos até já obrigado ; )
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Mamulengo
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
2 Marionete
origina-se do termo marionnette que na língua francesa significa boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura. Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças. Quem manipula uma marionete é um titereiro ou marionetista.
3 Fantoche
Fantoche ou títere (um empréstimo do espanhol títere) é uma forma particular de marioneta (pt) ou marionete (pt-BR) animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Por isso, também é designado por marioneta de luva. Em sentido restrito, marioneta entende-se como marioneta-de-fios.
4 Bunraku
O bunraku, também conhecido como Ningyō jōruri (人形浄瑠璃) é uma forma de teatro de bonecos japoneses, e é uma herança da cultura popular que serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase humanos e vestidos com quimonos, os bonecos se transformam em verdadeiros atores no palco.
5 Boneco de Vara
O boneco de vara é um tipo de boneco manipulado através de varas ou hastes, que podem ser de madeira, plástico ou metal leve. Pode ser tanto um simples objeto preso numa vara como também ser constituído por mecanismos com várias varas para movimentar boca, braços e pernas.
6 Boneco de Olinda
Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio.