Matemática, perguntado por anaprange29, 9 meses atrás

alguém está a disposição amorehs❤ se estão me ajudem ein... É Matemática ! ( p min é CHATAmática kk) podem me ajudar por favor galera❤​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielebuenoo
2

Resposta:

a) x^{6}

b) 3^{-1}

c) 8^{5}

d) 2^{4}

e) 2^{16}

f) 1

g) 5

h) 7^{4}

Explicação passo-a-passo:

Aqui devemos lembrar de algumas regras, como:

i) Na multiplicação de números com base igual e expoente diferente, mantemos a base e somamos os expoentes.

ii) Na divisão de números com base igual e expoente diferente, mantemos a base e diminuímos os expoentes,

iii) Todo número elevado a zero é igual a 1.

iv) Quando há uma potência elevada a outra potência, os expoentes devem ser multiplicados entre si e a base mantida.

Sendo assim, segue a explicação para a resposta de cada item:

a) (x^{5} : x^{2} ) . (x^{7}:x^{4}) = x^{6}

Primeiro, resolvemos o que está entre parênteses: (x^{5}:x^{2}) e (x^{7}:x^{4})

Partindo da segunda regra, temos que manter a base (neste caso, x) e diminuir os expoentes: 5-2=3, portanto, (x^{5}:x^{2}) =  x^{3}.

Fazendo o mesmo com os termos que estão sendo dividimos entre parênteses, temos a base x e ao diminuir os expoentes: 7-4=3, portanto, (x^{7}:x^{4}) =  x^{3}.

Sendo assim, a expressão fica: x^{3}.x^{3} = x^{6}, já que trata-se de uma multiplicação, logo, a base é mantida e os expoentes se somam.

b) (3^{2}.3^{5}):3^{8} = 3^{-1}

Primeiro, resolvemos o que está entre parênteses: (3^{2}.3^{5}) = 3^{7}, já que trata-se de uma multiplicação, portanto a base se mantém a mesma e os expoentes são somados.

Sendo assim, a expressão fica: 3^{7}:3^{8}=3^{-1}, como é uma divisão, a base é mantida e os expoentes são subtraídos, como 7-8=-1, temos o resultado descrito acima.

c) 8^{3} .8^{2} = 8^{5}

Segue a mesma lógica das anteriores, é uma multiplicação, então a base se mantém a mesma e os expoentes se somam, 3+2=5, por isso o resultado acima.

d) 2^{9}: 2^{5} = 2^{4}

Segue a mesma lógica das anteriores, é uma divisão, então a base se mantém a mesma e os expoentes se diminuem, 9-5=4, por isso o resultado acima.

e) {(2^{2})}^{8} = 2^{16}

Neste caso, temos uma potência elevada a outra potência, sendo assim, os números dos expoentes são multiplicados e a base é conservada. Portanto, 2*8=16, justificando o resultado acima.

f) 12^{2}: 12^{2} = 1

Aqui temos um número dividindo ele mesmo, isso sempre dá 1. Você pode achar estranho aplicar a regra da divisão já que mantendo a base e diminuindo o expoente, temos 2-2=0. É por isso que dizemos que qualquer número elevado a 0 resulta em 1, pois trata-se da divisão por ele mesmo.

g) 5^{2}:5 = 5

Aqui temos uma divisão, o expoente do segundo número não está aparecendo, mas nós sabemos que ele é 1, já que o 5 aparece uma vez. Portanto, ao manter a base e diminuir o expoente 2-1=1, temos o resultado acima. É importante ressaltar que quando um número está elevado a 1, o expoente não precisa necessariamente aparecer.

h) 7^{3}.7 = 7^{4}

No último caso, temos novamente um expoente omisso, mas agora sabemos que ele é 1. Portanto, ao multiplicar, mantemos a base e somamos os expoentes, 3+1=4, explicando o resultado acima.

Perguntas interessantes