ENEM, perguntado por claracdantas, 1 ano atrás

Alguém dá uma avaliada na minha redação sobre Superlotação no Sistema Carcerário? Se puder dar dicas, agradeço! É o meu primeiro teste, tô reaprendendo :-)

-------------------

Exibido em 2003, o filme Carandiru retrata uma realidade extremamente atual: a superlotação no sistema carcerário. Problema antigo, mas que vem a se intensificar à medida que a taxa de criminalidade aumenta, e a lentidão em efetuarem os julgamentos também. As más condições em que os presos são acometidos, trouxe como consequência o aumento de rebeliões, maior conflito entre facções, acesso à armas, e homicídios.
A falta de eficiência das autoridades responsáveis, associada ao sistema falho de segurança que o país possui, torna tudo tão caótico que aparenta, uma impossibilidade de solução. É compreensível que a situação do país traga essa sensação, porém, a junção do Governo, Supremo Tribunal Federal, e do Estado, agindo nas cidades que são afetadas pela superlotação, com o intuito da realização da construção de novos presídios, seria um bom passo para viabilizar o controle da segurança pública quanto a este fator, auxiliando também na diminuição de tamanha precariedade.
Além do que, uma boa gestão vindo de autoridades necessárias através do STF, que coloquem como prioridade não apenas a sociedade em si, mas que garanta os direitos dos presos, previstos pela Lei de Execuções Penais e dos Direitos Humanos é o que também traria a mudança. As recentes chacinas em dois dos principais presídios que existem no país, sendo eles, localizados em Roraima e no Amazonas, deixa explícito que essa nefasta só tende a aumentar, caso medidas justas e eficazes não sejam brevemente postas em prática.
Diante disso, a perspectiva de mudanças existe, a ineficiência pode ser encarada como uma questão temporária, desde que, não cometam o erro de se absterem aos fatos. Contudo, assim como em qualquer problema social, tudo se inicia com o desejo de melhorias que possibilitem a continuidade na resolução do que se faz urgente. Um a cada 3 presídios superam a superlotação anteriormente existente no presídio do Carandiru, entretanto, socialmente falando, não há o insolúvel, quando se quer dar o primeiro passo.

Soluções para a tarefa

Respondido por allaroundmeagai
1
Gostei muito do texto , essa referenciação no início do texto do filme Carandiru foi excelente , porém acho que você poderia colocar depois da citação assim : Semelhantemente , nos presídios do Brasil contemporâneo esse problema persiste . 

Acho que está faltando também conectores , no segundo paragrafo você usou o : " Além do que " , no primeiro também poderia ter usado : " Nesse sentido " .

A sua tese não está muito explicita , acho que se você tivesse falado das causas da superlotação nos presídios e depois nos paragrafo de argumentos falar das consequências dessa superlotação , ficaria melhor . 
Explicite muito bem a sua tese . 

No mais o texto está bom . 

FIZ SALINHA DE REDAÇÃO NO PASSADO , MINHA NOTA NA REDAÇÃO : 960 . Tentei te passar o que eu aprendi ! 


claracdantas: MUITO obrigada pela avaliação, pode ter certeza que vou colocar em práticas todas as suas dicas <3
claracdantas: Na conclusão, tu acha que eu deveria melhorar em que? Sou muito insegura na conclusão :(
Perguntas interessantes