alguém ajudaa fazer uma resenha do menino do pijama listrado
preciso isso pra amanhã
Soluções para a tarefa
O Menino do Pijama Listrado fala sobre Bruno, um garoto que vivia em Berlim e era feliz com sua vida. Até que um dia, ao chegar em casa, ele é surpreendido ao ver a empregada arrumando suas malas, e vai até a mãe perguntar por que aquilo está acontecendo.
Ela diz que eles vão se mudar. E aí começa toda a trama do livro. Onde todas as mensagens são passadas, seja implícita ou explicitamente. É interessante ver toda essa questão da guerra na visão de uma criança.
Uma visão tão infantilizada e um espírito tão questionador são os fatos que mais nos tocam ao ler o livro. Sem contar a narrativa simples e fluente de John Boyne, que é incrivelmente comovente.
O mote de O Menino do Pijama Listrado, em si, é bem simples: Bruno, é filho de um dos comandantes das tropas que servem ao “Fúria” (Führer – Hitler). E é obrigado a mudar com a família para perto do “Campo Haja-Vista” (Campo de concentração Auschwitz). Os dias passam, e Bruno odeia cada vez mais aquele lugar. Odeia por estar longe de seus avôs, odeia por estar longe de seus amigos, e simplesmente odeia.
Lá, passa a observar de longe as pessoas que caminham de pijama listrado, do outro lado da cerca de sua propriedade. Levado pelo tédio e pela curiosidade, Bruno resolve explorar a área para ver se encontra algo interessante.
“O ponto que virou uma mancha, que virou um vulto, que virou uma pessoa, que virou um menino”.
Numa dessas explorações pela propriedade, Bruno chega ao limite da cerca e, lá, encontra Shmuel. E os dois começam a conversar. Tardes e tardes de conversa, um contando ao outro como é estar do outro lado da cerca… A história é linda. Me peguei chorando várias vezes durante a leitura. É daqueles livros que te fazem pensar, mesmo com tanta simplicidade.