Português, perguntado por juju100004, 6 meses atrás

Alguém ajuda pfff 25 linhas
Nessa redação.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por SavazFF
1

Resposta:

Redação:

                           Desde o Período Colonial, a imposição de uma norma linguística já se fazia presente no território brasileiro. Ainda que já existissem línguas nativas, como o Tupi Guarani, os colonizadores realizaram seu projeto de expansão da língua portuguesa na colônia, através das missões jesuíticas. Já no século XXI, após sofrer diversas variações, a língua continua sendo usada como instrumento de exclusão e demonstração de poder. Logo, infere-se que o preconceito linguístico é uma problemática presente no Brasil e pautada na intolerância contra a diversidade nacional.

          Segundo o geógrafo Milton Santos, o Brasil é formado por vários "brasis". Diante disso, é correto afirmar que a pluralidade do país também é expressa na língua. Ou seja, os diferentes sotaques e regionalismos marcam um país que teve sua formação repleta de diversas culturas. Além disso, essa pluralidade também é ocasionada por questões sociais, que abrangem o acesso à educação ou a falta dele0000 e à vida nas capitais ou no interior do país.

          Entretanto, ainda que o Brasil seja um país plural e multicultural, o preconceito linguístico está presente em grande parte do território nacional. De acordo com o linguista Marcos Bagno, o conhecimento da gramática normativa é utilizado como instrumento de dominação e de distinção social, por isso, tratar da língua é tratar de um tema político. Dessa forma, o preconceito linguístico e a hierarquização da língua, fomentam as desigualdades sociais e o errôneo pensamento do senso comum que inferioriza o indivíduo que não se comunica de acordo com a norma culta.

        Dessarte, é preciso frisar que o preconceito linguístico é presente e latente mesmo em um país com tantas variações linguísticas como o Brasil. Para combater essa problemática, é necessário que o Ministério da Educação faça uma parceria com professores de língua portuguesa para realizar, nas escolas, projetos que apresentem as diversas variações linguísticas aos alunos, com o objetivo de incentivar o respeito e a valorização de todas elas desde a tenra idade. Além disso, cade ao Ministério da Cultura, promover propagandas, veiculadas nas mídias e nas redes sociais, que ressaltem a necessidade de respeito à diversidade linguística no Brasil e as consequências causadas pelo preconceito linguístico na sociedade. Somente assim, o Brasil será, de fato, um país no qual os cidadãos valorizam sua multiculturalidade.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes