Artes, perguntado por 2015yasmin, 7 meses atrás

ALGM ME AJUDA MDSSS
1) resumo da lenda amaterasu mitológica deusa do sol do Japão​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinamarquesmmj
1

Resposta:

que brilha no ceu

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por 00Sun00
1

Resposta:

Explicação:

Amaterasu (天照 | Amaterasu-ōmikami), também conhecida como Ōhirume-no-muchi-no-kami (大日孁貴神), “Grande Deusa Augusta que ilumina o céu”, é a Deusa do Sol e do universo reverenciada pela religião Shinto. É a deidade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios, responsável por iluminar o mundo e assegurar a fertilidade dos campos de arroz. Principal divindade xintoísta, é representada empunhando um disco solar. Amaterasu ou Ama, como é carinhosamente chamada, é membro da realeza divina, filha do deus primordial supremo, que, segundo a mitologia, é o criador do Japão. A deusa, irmã do deus da tempestade “Susanoo“, e o deus da lua “Tsuki-yomi“, vive em Takamagahara (morada de todos os kami “deuses”). Juntos, Mihashira-no-uzu-no-miko “Os três filhos nobres”, estão no comando dos céus.

Como uma deusa do Sol, Amaterasu ilumina o mundo a cada dia e garante o crescimento exuberante dos campos de arroz. Ela é também considerada uma hábil tecelã celestial. Afirma-se que os Imperadores japoneses são seus descendentes diretos. De acordo com os antigos escritos (Kojiki), o neto de Amaterasu, Ninigi-no-Mikoto, teria descido à Terra, tornando-se o primeiro soberano do Japão. Ainda, segundo as antigas escrituras, teria sido seu tataraneto, Jimmu Tennô, quem se tornou o primeiro Imperador (660 AC até 585 AC.).Os contos de Amaterasu estão nos dois registros mais antigos da história japonesa, Kojiki e Nihon Shoki. Amaterasu, a deusa do sol, é a irmã de Susanoo, deus das tempestades e do mar, e de Tsukuyomi “Tsukuyomi-no-mikoto”, o deus da Lua e regente da noite. Foi escrito que Amaterasu pintou a paisagem com seus irmãos para criar o Japão antigo. De acordo com o Kojiki, os três irmãos nasceram de Izanagi, quando este foi purificar-se após entrar em Yomi (Mundo dos mortos) e não conseguir salvar Izanami.

Segundo a mitologia nipônica, Amaterasu nasceu do olho do deus primordial Izanagi. A deusa nasceu quando Izanagi lavou o seu olho esquerdo, Tsukuyomi nasceu da lavagem do olho direito e Susanoo da lavagem do nariz, os três são conhecidos como Mihashira-no-uzu-no-miko “Os três filhos nobres”. Izanagi, orgulhoso com o nascimento de seus nobres filhos, dividiu seu reino entre os três irmãos. Para Amaterasu entregou uma joia, um colar sagrado chamado Mikuratana no kami, tornando-a deusa do Sol e dos Céus, enquanto para Tsukuyomi ele atribuiu a Lua, tornando-o deus da noite e a Susanoo, ele entregou o comando dos oceanos.

Amaterasu vivia em uma gruta celestial na Planície do Alto Céu (Takamagahara). Sendo uma habilidosa tecelã, fazia as vestimentas divinas com delicadas sedas japonesas em companhia de suas criadas que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra e garantir o crescimento verde e exuberante dos campos de arroz.

leia e veja

Perguntas interessantes