(Algebra) Determine uma base ortonormal de R3 com dois vetores da base paralelos ao plano 2x−3y+6z = 0. Determine as coordenadas do ponto (1, −4, −3) nessa base. Qual a distancia entre o ponto e o plano?
Soluções para a tarefa
Utilizando conceitos de Algebra Linear para planos e bases ortonormais, temos que a distância deste ponto ao plano é dada por 4/9 e uma das infinitas bases ortonormais que podemos formar para esta base é dada por:
Explicação passo-a-passo:
Então temos que este plano é dada pela equação:
E podemos reescrever esta plano de forma parametrica, para isto basta escolhermos duas coordenadas livres e um dependente, uma vez que este é um plano. Esta escolha é completamente arbitrária, e eu escolhi 'x' e 'y':
Para verificar, basta isolar 'z' na equação original e substituir 'x' e 'y' pelos novos parametros livres 'u' e 'v' que criamos.
Tendo esta nova forma, podemso ainda escrever os parametros livres em todas as coordenadas da forma:
Fazendo isto podemos escrever esta equação parametrizada com vetores, da forma:
Assim já encontramos dois vetores que são base para este plano, porém vamos simplifica-los multiplicando eles pelos denominadores das frações (podemos fazer isso, pois 'u' e 'v' são constantes reais quaisquer, então multiplicar o termo por um número é o mesmo que dividir estas constantes pelo mesmo valor que não faz diferença já que eles são qualquer número real):
E agora temos dois vetores muito mais interessantes de trabalhar:
Mas é obvio que estes vetores ainda não são ortogonais, então vamos usar o metodo de Gram-Schmidt para encontrarmos um vetor ortogonal ao primeiro:
Ou ainda multiplicando por 10 para simplificar o vetor:
E assim encontramos o vetor perpendicular a ( 3 , 0 , - 1 ) que também é base do plano dado, então ficamos com os vetores:
Porém estes dosi vetores ainda não são ortonormais, pois ele tem obviamente norma maior que 1, então precisamos dividi-los pelas suas normas:
Ficando então com a base ortonormal da forma:
Agora para encontrarmos a distância do ponto até o plano, basta utilizarmos a formula conhecida:
Assim temos que a distância deste ponto ao plano é dada por 4/9 e uma das infinitas bases ortonormais que podemos formar para esta base é dada por: