algas nocividades e utilidades clorofitas , diatomaceas , crisofitas , feofitas , rodofitas , dinoflagelados
explicar
Soluções para a tarefa
Crisofíceas
As crisofíceas, algas douradas ou diatomáceas, são importantes componentes do fitoplâncton, participando de boa parte da fotossíntese mundial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo uma camada em forma de concha bivalve. Vivem tanto na água doce como na salgada.
Rodofíceas
As rodofíceas ou algas vermelhas têm o corpo geralmente constituído por filamentos delicados. Estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis. É comum o seu talo apresentar diversas ramificações, sendo que a sua base é diferenciada e presa a algum substrato por estruturas de fixação.
Feofíceas
As feofíceas ou algas pardas são pluricelulares e apresentam maior porte e complexidade entre as algas. Uma feofícea interessante é o Sargassum, a alga mais abundante do Brasil. O Sargassum vive fixo no fundo do mar e apresenta várias ramificações, com expansões que realizam fotossíntese. Essa alga tem estruturas cheias de ar que auxiliam a flutuação. Quando porções dessa alga se desprendem do fundo do mar, podem vir à superfície da água e, às vezes, são levadas pelas ondas até as praias. O Sargassum é abundante no Oceano Atlântico, ao norte da América do Sul, no Mar de Sargaço.
Clorofíceas
As clorofíceas ou algas verdes podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares. Vivem no mar, em água doce ou em terra úmida. Apresentam grande importância evolutiva, pois são tidas como ancestrais das plantas terrestres. Algumas das evidências apontadas nesse sentido são o que as clorofíceas têm em comum com as plantas terrestres, já que têm em comum com estas os tipos de pigmento, a reserva (amido) e o material da parede (celulose). Uma variedade de clorofícea que vive em água doce é a alga unicelular Chlamydomonas, espécie de coloração rosada capaz de se desenvolver sobre a neve. Em certos locais, essa variedade é tão abundante que a neve pode ficar cor-de-rosa. Outra alga verde é a Volvox, espécie microscópica que forma colônias esféricas.