alg me fala o resumo do livro a Ilha Perdida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
“A Ilha Perdida” é narrado em terceira pessoa e aborda as aventuras dos irmãos Henrique e Eduardo, de quatorze e doze anos, respectivamente, pelo interior do Estado de São Paulo. Os garotos da cidade grande foram passar as férias de Verão na fazenda de seus padrinhos no Vale do Paraíba. Lá, a dupla de adolescentes conhece a história intrigante de uma ilha misteriosa localizada bem no meio do Rio Paraíba, descrito como caudaloso e bastante extenso. A ilha fluvial é chamada de Ilha Perdida pelos moradores da região por seu caráter isolado e pouquíssimo frequentado. Dizem que o lugar é totalmente inabitado. A Ilha Perdida exerce fascínio e medo em Quico e Oscar, os primos mais jovens de Henrique e Eduardo. Os meninos não se cansam de narrar aos primos visitantes o sonho de um dia visitar a misteriosa ilha no meio do rio.
Depois de descobrirem uma velha canoa estacionada às margens do Rio Paraíba, Henrique e Eduardo decidem visitar de maneira clandestina a tal ilha. Sem contar para ninguém sobre o itinerário do passeio (nem para Quico e Oscar eles divulgaram o plano), os dois garotos saem da fazenda dos padrinhos de manhãzinha munidos de água e de lanche e partem em direção à Ilha Perdida. A dupla chega ao destino sem problema nenhum. Maravilhados com a natureza virgem e exuberante, eles passam o dia explorando o local. Contudo, Henrique e Eduardo se perdem na floresta e não conseguem mais voltar até a canoa, deixada em uma das prainhas da ilha.
Só no dia seguinte os protagonistas do romance encontram a velha canoa. Porém, uma forte chuva tornou as águas do rio muitíssimo revoltas. O Paraíba está inavegável. Enquanto esperam a maré abaixar para retornar à fazenda dos padrinhos, os irmãos são surpreendidos por uma grande onda. Ela engole a canoa da dupla, levando-a para o meio do rio. Sem um veículo para voltar, Henrique e Eduardo ficam presos e, por consequência, incomunicáveis na Ilha Perdida. Para piorar, ninguém sabe que os adolescentes estão por lá. Como os garotos farão para retornar à fazenda dos padrinhos?!
Enquanto tentam bolar um plano para construir uma nova jangada, Eduardo e Henrique são separados um do outro. O irmão mais velho vira refém de Simão, um eremita que defende a ferro e fogo o isolamento da ilha que habita. O homem com hábitos aparentemente estranhos não aceita que ninguém volte daquele lugar, com medo que a beleza da floresta seja divulgada para os homens cruéis e predadores do “continente”. No pensamento pessimista de Simão, se alguém souber da riqueza da fauna e da flora da ilha, na certa vai querer invadir o local e destruir tudo. Por isso, ele não quer liberar Henrique de jeito nenhum. O rapaz se torna seu prisioneiro.
Explicação:
Assim??