Pedagogia, perguntado por elenzinhaantunes, 8 meses atrás

alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve habilidade de ler e escrever do letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais enquanto sujeito alfabetizado sabe qualificar e de codificar o sistema de escrita o sujeito letra do vai além sendo capaz de dominar a língua do seu cotidiano nos mais distintos com textos sobre as práticas de letramento mark alternativa corretaalfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais enquanto o sujeito Alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita o sujeito letrado vai além sendo capaz de dominar a língua do seu cotidiano nos mais distintos contextos sobre as práticas de letramento marque a alternativa correta deve-se evitar que as práticas de letramento a aconteçam entre os sujeitos mas sim entre as instituições escolares e as práticas de letramento escolar e não escolar são completamente diferentes as práticas escolares são inclusive mais eficiente se comparado com as práticas de letramento social o letramento praticado na escola é chamado de letramento escolar enquanto o vivenciado em ambiente não-escolares comunidade família trabalho e dominado letramento social o trabalho de letramento em espaços não-escolares acontece de modo superficial pois não a interação entre os sujeitos as práticas de letramento acontecem de modo Exclusivo em ambiente escolares ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
5

 O letramento escolar e o não escolar são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado da criança pois não apenas o contexto escolar é capaz de ensiná-la no que se diz respeito ao letramento da mesma.

 A influência familiar é essencial para catalizar o processo de aprendizado do infante pois o desenvolvimento pode ser ampliado com o incentivo à leitura e o acesso à informação pode ser muito importante para o aprendizado da criança .

Respondido por pascalesousa
0

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Algumas práticas de letramento são mais valorizadas pela escola enquanto outras são desconsideradas, tornando-se invisíveis. Por não conhecer as práticas de letramento de seus alunos fora do ambiente escolar, a escola fracassa em fazer uso desses conhecimentos na construção de novos conhecimentos que possam alargar ainda mais seu repertório de práticas letradas.

As crianças de contextos mais privilegiados economicamente são geralmente "treinadas" para as práticas esperadas/valorizadas pela escola. Desde muito pequenas, aprendem a manusear cadernos, livros, canetas, etc. Até mesmo o tipo de interação que os familiares têm com essas crianças é uma maneira de prepará-las para a vida escolar - muitos pais fazem perguntas, cujas respostas são conhecidas, para testar o conhecimento dos filhos: "Que horas são?" "Dez horas". "Muito bem!". A escola é desenhada para esse perfil de criança e tem dificuldade de se redesenhar para receber crianças com perfis diferentes, que é o caso da maior parte das crianças no Brasil. Formar professores atentos à realidade dos alunos e abertos a conhecer suas práticas de letramento é um início importante na reformulação do ensino.

Perguntas interessantes