Alfabetização e letramento II
Nas questões 1 e 2, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
Para os construtivistas, tão importante quanto aprender a ler é formar o leitor. Isso significa que os professores devem:
a - estimular diferentes estratégias de interpretação.
b - valorizar a decodificação das letras e textos.
c - tratar a leitura como construção ativa de sentidos.
d - promover a leitura em atividades significativas e contextualizadas.
e - garantir a aprendizagem da leitura até os 6 anos de idade.
Considerando os trabalhos de Piaget e Emília Ferreiro:
a - A Psicogênese da língua escrita, obra emblemática sobre a alfabetização construtivista, concentrou-se exclusivamente na descrição das hipóteses de escrita da criança (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético).
b - As sondagens diagnósticas de escrita têm o objetivo de acompanhar a evolução das crianças nas hipóteses de escrita e, em larga escala (como nas redes de ensino), servem para mapear o desempenho das escolas ou de territórios no processo de alfabetização.
c - Dizemos que as crianças fazem diferenciação intrafigural quando usam diferentes letras (ou marcas gráficas) na escrita de uma palavra.
d - Emília Ferreiro deu continuidade à obra de seu mestre Piaget, aperfeiçoando seu método de alfabetização e sistematizando diretrizes para a prática de ensino.
e - Segundo Piaget, ao receber as informações do meio, o sujeito pode ou não assimilar os novos conhecimentos dependendo da sua estrutura cognitiva.
Para as questões 3 e 4, assinale, respectivamente, a alternativa correta considerando a seguinte situação:
Marcelo, um menino de 6 anos, escreveu “STUA” para designar “cavalo” e “STUA STUA” para designar “cavalos”.
3 - A escrita de Marcelo é um exemplo de:
a - Nenhuma das demais alternativas.
b - Conflito cognitivo.
c - Acomodação.
d - Erro construtivo.
e - Assimilação.
4 - A escrita de Marcelo pode ser classificada como:
a - Silábica sem valor sonoro convencional.
b - Silábica com valor sonoro convencional.
c - Silábico-alfabética.
d - Pré-silábica.
e - Alfabética com erros ortográficos.
5 - Assinale a alternativa correta:
O Construtivismo é uma abordagem pedagógica que convida os educadores a aproximarem os processos de ensino aos de aprendizagem porque:
a - Os professores devem garantir o desenvolvimento do currículo com base em métodos bem sistematizados, resolvendo conflitos cognitivos para que os alunos possam eliminar todas as dúvidas.
b - Os professores, como figuras centrais do processo de ensino-aprendizagem, precisam antecipar as dificuldades dos estudantes, transmitindo os conteúdos da forma mais didática e organizada possível.
c - Os alunos têm um curso de desenvolvimento próprio, que norteia a sua maturidade para aprender determinados conteúdos.
d - Os professores devem considerar o ponto de vista do aluno, compreendendo seus percursos cognitivos de modo a criar situações pedagógicas reflexivas e conflitos que mobilizem o avanço do conhecimento.
e - Os alunos aprendem com base em experiências vividas na sociedade ou no contexto familiar, cabendo aos professores apenas respeitar esse processo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Verdadeiro, Falso, Verdadeiro, Verdadeiro e Falso
2 - Falso, Verdadeiro, Verdadeiro, Falso e Verdadeiro
3 - Erro construtivo
4 - Pré-silábica
5 - Os professores devem considerar o ponto de vista do aluno, compreendendo seus percursos cognitivos de modo a criar situações pedagógicas reflexivas e conflitos que mobilizem o avanço do conhecimento.
Explicação:
1 - Verdadeiro, Falso, Verdadeiro, Verdadeiro e Falso.
De acordo com os construtivistas é fundamental que além de ler, o leitor seja formado, de forma que os professores devem estimular várias estratégias de interpretação.
2 - Falso, Verdadeiro, Verdadeiro, Falso e Verdadeiro.
As sondagens diagnósticas de escrita possuem a finalidade de acompanhamento da evolução das crianças nas hipóteses de escrita.
3 – d) Erro construtivo.
Os erros construtivos são considerados naturais e necessários para o processo de construção do conhecimento.
4 – d) Pré-silábica.
Considerando o exposto no enunciado da questão, é possível observar que a escrita pode ser classificada como pré-silábica.
5 – d) Os professores devem considerar o ponto de vista do aluno, compreendendo seus percursos cognitivos de modo a criar situações pedagógicas reflexivas e conflitos que mobilizem o avanço do conhecimento.
É de fundamental importância que os professores considerem o ponto de vista do aluno, para a compreensão de seus percursos cognitivos.
Bons estudos!