Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um modelo de negócios que incentivou a inovação, a prototipação e a co-criação (criação coloborativa), chamado Canvas. Utilizando-se de conceitos de design thinking, esse modelo partiu de um simples gráfico para um quadro com nove blocos, com o objetivo de representar como a organização pretende operar e gerar valor agregado aos clientes. Este quadro foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas pensavam em novos negócios ou produtos.
Uma característica deste quadro é a utilização de papéis autocolantes em cada bloco permitindo a visualização e discussão até se chegar à ideia final. Os nove blocos são: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, receitas, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre cada um dos nove blocos e como sua utilização pode ser útil na concepção de novos negócios ou produtos.
Soluções para a tarefa
O Canvas Business Model é um modelo de negócios simples e capaz de resumir e relacionar as principais atividades de um negócio num único plano, sendo isso que o diferencia do conhecido Plano de Negócios.
Assim, este estrutura-se da seguinte forma:
- Atividade-chave: onde se explica aquilo que a empresa faz, o que gera valor;
- Proposta de valor: indicando aquilo que diferencia a empresa das restantes;
- Segmento de clientes: indicando quem são os clientes para quem a empresa se direciona;
- Canais: indica onde são vendidos os produtos;
- Fluxo de receita: indica a proveniencia do dinheiro da empresa;
- Parcerias-chave: refere quem são os parceiros essenciais do negócio;
- Estrutura de custos: refere qual a estrutura de custos da empresa; e,
- Recursos-chave: matérias-primas e materiais fundamentais para o negócio.
Resposta:
Com o modelo Canvas é possível mapear e fazer o entendimento do negócio de uma organização e, com o modelo de nove blocos é possível identificar quais são as etapas necessárias que a organização pretende operar e gerar valor agregado ao cliente.
Assim, este estrutura-se da seguinte forma:
Atividade-chave: trata-se, basicamente, das tarefas essenciais que a empresa precisa executar para atingir seu objetivo comercial, isto é, atender a Proposta de Valor, alcançar seus Segmentos de Clientes, sustentar um Relacionamento com os Clientes, para, por fim, criar Fontes de Receita de longo prazo.
Proposta de valor: definição de oferta de valor que a organização entregará a seus clientes. Neste bloco a empresa resumirá a sua proposta em uma única frase, com o objetivo de informar qual público atingirá e também qual parcela ficará de fora.
Segmento de clientes: indicando quem são os clientes para quem a empresa se direciona. Após a proposta de valor a organização consegue definir com mais clareza o seguimento de clientes ou fatia de mercado de forma a garantir o público desejado.
Relacionamento: Definição de estratégias de relacionamento e fidelização de clientes.
Com a resposta positiva, fica mais fácil a organização utilizar estratégias de fidelização com os seus clientes, visto que foi identificado na organização um produto ou serviço atrativo para o seu público alvo e, o bloco e relacionamento estende a atratividade e fidelização da sua clientela.
Canais: Define quais canais ou caminhos de comunicação e vendas que a organização pretende utilizar para chegar até o cliente.
Identificado o modelo de clientes é possível saber o canal mais adequado para que a propaganda e publicidade consigam atingir o seu público alvo, com a finalidade de investir em canais aos quais sejam mais eficazes, para assim atingir a meta do plano.
Fluxo de receita: indica a proveniência do dinheiro da empresa. Definir quanto e como os clientes pretendem desembolsar pelo valor agregado que a organização irá oferecer em troca.
Este bloco deverá estar em linha com o primeiro bloco, porém deverá também ser alcançado somente quando o quarto bloco for totalmente atingido, pois dependerá do limite de valor que seus clientes estarão dispostos a pagar e qual representatividade da fidelidade de seus clientes com o total de vendas no mês.
Parcerias-chave: refere quem são os parceiros essenciais do negócio.
Esse relacionamento pode ser de maior liberdade, quando cada lado da aliança pode formar novas parcerias, ou de exclusividade, limitado a uma única parceria e nenhum outro relacionamento concomitante.
Estrutura de custos: visa levantar todos os recursos necessários para o funcionamento da empresa, desde o escolha do segmento de clientes, proposta de valor, relacionamento com o cliente de toda a cadeia de fornecedores e parceiros para o devido funcionamento do seu negócio.
Recursos-chave: matérias-primas e materiais fundamentais para o negócio. Destaca os ativos necessários para efetivar a proposta de valor da organização. Desta forma deverá estar em linha com o bloco um.
Explicação: