Além dos instrumentos, o que mais é necessário para organizar uma roda de capoeira? (rituais da roda).
Soluções para a tarefa
A Capoeira Mística tem como primeiro princípio o respeito às pessoas que criaram e desenvolveram a capoeira até os dias de hoje e para o capoeirista místico a Capoeira é uma só. A roda de Capoeira Mística inicia com o jogo de Angola, com seus respectivos rituais, passa pelo jogo da Regional e finaliza com o jogo no estilo místico.
DO JOGO DE ANGOLAA BATERIA: é composta de três berimbaus (berra-boi, médio e viola), dois pandeiros, um atabaque, agogô e reco-reco.
OS TOQUES DE BERIMBAU: Angola, São Bento pequeno, São Bento Grande, Jogo de dentro, Apanha laranja no chão, Cavalaria, Samba de Roda.
OS CANTOS: ladainha, louvação, entrada e corridos.
AS CHAMADAS: de Frente, em cruz, de costas, volta ao mundo e sapinho.
O JOGO: Após a ladainha, que é executada com apenas os três berimbaus tocando, inicia o canto de louvação e os demais instrumentos começam a tocar. Ainda na ladainha, dois jogadores se posicionaram ao pé do berimbau mestre, e no canto de entrada se cumprimentam e iniciam o jogo, havendo quem saia da queda de rim. Quando a dupla encerra o jogo, os capoeiristas voltam ao pé do berimbau mestre e se cumprimentarem novamente. O jogo sempre se inicia e se encerra com a dupla. A dupla deve estar atenta ao toque do berimbau, pois o jogo pode mudar conforme o toque.
DO JOGO DE REGIONALA BATERIA: é composta de um berimbau e dois pandeiros, não havendo atabaque ou outros instrumentos.
OS TOQUES DE BERIMBAU: São Bento Grande, Benguela, Cavalaria, Iuna, Amazonas, Idalina e Santa Maria.
OS CANTOS: Quadra, louvação, entrada, corrido.
O JOGO: Inicia-se a roda com o berimbau e padeiros tocando, momento em que se canta a quadra. Após a quadra e o canto de louvação vem a entrada, momento em que os jogadores que já se encontram no pé do berimbau iniciam o jogo, havendo quem saiu no aú. Quando a dupla encerra o jogo os capoeiristas saem em direção contrária à entrada da roda. Durante o jogo pode haver compra, sem a necessidade dos jogadores retornarem ao pé da roda. O que comprou o jogo já sai no aú do pé do berimbau para não quebrar a dinâmica do jogo. Durante o tempo da Regional, deverão ocorrer as oito seqüências, esquete e cintura desprezada, sendo esta no toque de iuna.
DO JOGO MÍSTICOO jogo místico começa como o de angola, com uma ladainha acompanhada pelo toque místico. A diferença entre a angola e a mística é que o jogo se desenrola no alto e os movimentos são espontâneos. Visa a empolgação, a alegria e a participação efetiva de todos, tanto dos que jogam, como os que cantam, tocam ou se movimentam ao redor da roda. Enfim, a Capoeira Mística visa integrar e fortalecer laços de amizade. A BATERIA: é composta de três berimbaus (berra-boi, médio e viola), três pandeiros ou mais, atabaques, agogôs e reco-recos.
OS TOQUES DE BERIMBAU: Toque Místico, Angola, São Bento pequeno, São Bento Grande.
OS CANTOS: ladainha, quadra, louvação, entrada e corridos.
O JOGO: Após a ladainha, que é executada com apenas os três berimbaus tocando, inicia o canto de louvação e os demais instrumentos começam a tocar. Ainda na ladainha, dois jogadores se posicionaram ao pé do berimbau mestre, e no canto de entrada se cumprimentam e iniciam o jogo. Durante o jogo pode haver compra, sem a necessidade dos jogadores retornarem ao pé da roda. O que comprou o jogo sai do pé do berimbau para não quebrar a dinâmica do jogo.
@ nupep 1984 - 2015
Resposta:RITUAIS DA CAPOEIRA MÍSTICA
A Capoeira Mística tem como primeiro princípio o respeito às pessoas que criaram e desenvolveram a capoeira até os dias de hoje e para o capoeirista místico a Capoeira é uma só. A roda de Capoeira Mística inicia com o jogo de Angola, com seus respectivos rituais, passa pelo jogo da Regional e finaliza com o jogo no estilo místico.
DO JOGO DE ANGOLA
A BATERIA: é composta de três berimbaus (berra-boi, médio e viola), dois pandeiros, um atabaque, agogô e reco-reco.
OS TOQUES DE BERIMBAU: Angola, São Bento pequeno, São Bento Grande, Jogo de dentro, Apanha laranja no chão, Cavalaria, Samba de Roda.
OS CANTOS: ladainha, louvação, entrada e corridos.
AS CHAMADAS: de Frente, em cruz, de costas, volta ao mundo e sapinho.
O JOGO: Após a ladainha, que é executada com apenas os três berimbaus tocando, inicia o canto de louvação e os demais instrumentos começam a tocar. Ainda na ladainha, dois jogadores se posicionaram ao pé do berimbau mestre, e no canto de entrada se cumprimentam e iniciam o jogo, havendo quem saia da queda de rim. Quando a dupla encerra o jogo, os capoeiristas voltam ao pé do berimbau mestre e se cumprimentarem novamente. O jogo sempre se inicia e se encerra com a dupla. A dupla deve estar atenta ao toque do berimbau, pois o jogo pode mudar conforme o toque.
DO JOGO DE REGIONAL
A BATERIA: é composta de um berimbau e dois pandeiros, não havendo atabaque ou outros instrumentos.
OS TOQUES DE BERIMBAU: São Bento Grande, Benguela, Cavalaria, Iuna, Amazonas, Idalina e Santa Maria.
OS CANTOS: Quadra, louvação, entrada, corrido.
Explicação:
Ok