Além dos exemplos comumente estudados em Física, as correntes de convecção que ocorrem na atmosfera, e próximas à superfície da Terra facilitam o voo de pássaros e planadores que as utilizam para atingir grandes alturas.
Elas também afetam o clima, pois, devido às diferenças de temperaturas, as correntes de ar se movimentam das regiões mais aquecidas e de baixa pressão para as regiões mais frias e de alta pressão. Podem provocar tempestades quando colidem de forma muito intensa. Essas massas de ar quentes e frias são as chamadas frentes quentes e frias.
/Resource/1123668,4D8/Assets/Fisica/img/content/fis_m04qo08.jpg
Nas cidades onde há grande circulação de veículos ou indústrias os gases expelidos sobem porque são mais quentes e menos densos que o ar atmosférico e o ar das camadas mais altas, descem, ocorrendo uma renovação do ar, mas isso depende da temperatura ambiente.
A inversão térmica que ocorre no inverno quando, em determinadas condições, o ar próximo ao solo pode estar mais frio que o ar das camadas mais altas da atmosfera. Nesse caso o ar não sobe, dificultando sua dispersão e facilitando a formação de poluição.
A inversão térmica ocorre:
de tarde, pois a temperatura ambiente está baixa, diminuindo lentamente.
de manhã, pois a temperatura ambiente aumentou rapidamente.
de tarde, pois a temperatura ambiente está alta, diminuindo lentamente.
de tarde, pois a temperatura ambiente está diminuindo rapidamente.
A inversão térmica ocorre de manhã.
de noite, pois nesse horário não tem convecção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
de manhã, pois a temperatura ambiente aumentou rapidamente.
Perguntas interessantes