Além do uso de organogramas, é possível descrever a estrutura hierárquica do empreendimento com o emprego de outra ferramenta que é muito recomendada para micro e pequenas empresas. Esta ferramenta é mais completa e fornece uma quantidade maior de informações para o empreendedor. Qual é a ferramenta?
Soluções para a tarefa
Para resolver esse tipo de situação, surgiu a matriz de responsabilidades, também conhecida como Matriz RACI.
A ferramenta funciona com base na atribuição das letras R, A, C e I às atividades em que cada um se envolverá. Para tanto, basta criar uma tabela, na qual as colunas recebem os nomes ou os cargos das pessoas envolvidas, enquanto as linhas correspondem às tarefas a serem entregues.
Depois, basta preencher cada campo dessa tabela com uma ou mais letras, indicando, para cada atividade, qual será o papel daquela pessoa em seu desenvolvimento e sua entrega.
É importante se ater às seguintes regras:
Para cada demanda, devem existir, pelo menos, um responsável por realizá-la e uma autoridade. Ou seja: você precisa sinalizar ao menos uma pessoa como “A” e outra como “R”.
Não deve existir mais de uma autoridade (A) para uma atividade.
Algumas tarefas não precisam ter pessoas a serem consultadas (C) ou informadas (I), pois podem ser apenas de interesse interno da equipe. Exemplo disso é a criação de novos campos em um formulário a ser utilizado futuramente no sistema.
A resposta é: Matriz de responsabilidades.
Espero ter ajudado.