História, perguntado por cordeirorosilene66, 9 meses atrás


Além do tráfico humano ser, no entendimento intelectual, considerado desprezível, era interessante comercialmente para a Inglaterra diminuir a capacidade de produção de açúcar do Brasil e de Cuba (que a produziam com mão de obra escrava), além das possibilidades da ampliação de venda dos seus produtos industrializados com o aumento de assalariados. Assim, o Império Britânico aboliu o tráfico em 1808, e a escravidão em 1833; disponibilizou a sua Marinha para vigiar e patrulhar as costas africanas, além de utilizar a sua influência para pressionar nações aliadas a acabar com o tráfico de pessoas (Caderno do Aluno, 8ªano, v.02, p.53)
Conforme o excerto acima é possível afirmar:
a) Acelerar o crescimento econômico da colônia, pois com a abertura dos portos e a elevação da colônia a Reino, a Inglaterra tinha muito o que ganhar os produtos brasileiros.
b) O interesse dos ingleses ao proibir o tráfico negreiro era reduzir o poder produtivo brasileiro, de mão – de – obra escrava e assim lucrar com a indústria e a mão – de – obra assalariada.
c) O intuito da Inglaterra de acabar com o tráfico de escravos no Atlântico, está fundamentado nos ideais iluministas de igualdade, fraternidade e liberdade. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por effelipecosta
0
Letra B

O intuito da Inglaterra era aumentar seu mercado consumidor, o que seria possibilitado com a imposição do pagamento de salários aos ex-escravos, com a abolição da escravidão, para continuarem trabalhando. Além disso, a abolição da escravidão diminuiria o potencial produtivo do Brasil, tendo em vista que a agricultura de exportação era feita com mão de obra escrava
Perguntas interessantes