História, perguntado por LuisFelipeh, 8 meses atrás

além do surgimento do tenentismo, que outros eventos são apontados no texto que justificam afirmar que o ano de 1922 foi o marco inicial da derrocada da Republica Oligárquica no Brasil


Ajuda ae pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por ellenpietra
33

Resposta:

não sei se esta certo mas no meu livro tem essa resposta

Explicação:

"nesse contexto de insatisfação com as condições do exercito e com a politica do governo, eclodiram diversos levantes militares - os "18 do forte", os "levantes de 1924" e a "coluna prestes" (1924-1927)-, que tiveram a presença significativa de tenentes em sua condução"

espero ter ajudado, beijos

Respondido por eduardospagnolo
1

Além do surgimento do tenentismo, podemos destacar a Semana de Arte Moderna, como uma das razões que marcam 1922 como o marco inicial da derrocada da República Oligárquica.

Semana de Arte Moderna

A ocorrência da Semana de Arte Moderna foi um marco para a história republicana. Apesar do evento ter sido financiado pela burguesia paulista, ficou marcado o protesto cultural da Vanguarda.

O movimento da Vanguarda era composto principalmente por Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Eles pregavam o fim da "República das Velhas Letras" (SP e MG).

Ousaram protestar através de uma produção cultural com valores nacionais porém com viés que pudesse influenciar o início da derrocada dos vícios da República Oligárquica e o fim das mazelas causadas pelo coronelismo.

Saiba mais sobre "Derrocada da República Oligárquica" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2341916

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes