Além do salário-base, os empregados podem receber outros valores que integram a sua remuneração, como horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), comissões, gratificações, diárias para viagens, entre outros. O profissional responsável pela folha de pagamento precisa identificar corretamente quais destas verbas trabalhistas compõem a base de cálculo do INSS, FGTS e do IRRF. Sobre as verbas que incidem no cálculo do INSS, analise as sentenças a seguir: I- Abono pecuniário de férias e férias em dobro são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS. II- Diárias para viagem e vale-transporte são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS. III- Auxílio-doença (primeiros 15 dias pagos pela empresa) e salário-maternidade são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS. IV- Adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS. Assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
A resposta correta são as alternativas III e IV
De acordo com a Constituição Federal, as contribuição sociais de natureza previdenciária, em seu Art. 195, I, “a”,
Sobre algumas verbas trabalhistas, com isso, a seguridade social, além de ser financiada mediante os recursos provenientes dos orçamentos dos entes políticos, é também financiada pelas contribuições sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela deve ser equiparada na forma de lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados.
Bons estudos!
Resposta:
C - As sentenças III e IV estão corretas.
III- Auxílio-doença (primeiros 15 dias pagos pela empresa) e salário-maternidade são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS.
IV- Adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno são exemplos de verbas que incidem no cálculo do INSS.
Explicação:
Corrigido agora pelo AVA