Além do líder atuar como gestor de pessoas, ele também é responsável pelas questões burocráticas e estruturais da organização, neste viés, Henry Mintzberg realizou um estudo onde ele classificou alguns papéis da liderança e reuniu em três famílias. PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima. Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020, (adaptado). Considerando o exposto sobre os papéis da liderança, avalie as afirmações a seguir: I. No papel interpessoal, o gestor é visto como um representante da organização. II. No papel informacional, o gestor é considerado o monitor, disseminador e porta-voz das informações. III. No papel decisorial ele precisa solucionar problemas e tomar decisões relacionadas aos novos empreendimentos, aos distúrbios, a alocação de recursos e as negociações. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativa 5 - todas as auternativas estão corretas.
Explicação:
Resposta:
alternativa 5 - todas estão corretas.
Explicação:
I- Papel interpessoal
Nos estudos de Mintzberg (1990), evidenciou-se que as relações interpessoais do gerente/gestor são intensas e muito variadas. Tais relações contemplam as relações interpessoais, dentro e fora da organização, e, nesse papel, eles podem representar os significados de símbolo, líder ou ligação.
SÍMBOLO
• Representante (relações públicas) da organização. O papel de símbolo está presente em um certo número de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve, significativamente, o processamento de informações ou tomada de decisões.
II- Papel informacional
Sabe-se que, atualmente, o número de informações disponibilizadas é vertiginoso, então, torna-se bem oportuno este papel essencial, relacionado à obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização e vice-versa. No exercício desse papel, Mintzberg (1973, 1990) destaca três funções, veja a seguir.
MONITOR :
• Recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Esse papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a “rádio peão”.
DISSEMINADOR :
• O papel de monitor tem o complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização, e da informação interna de um subordinado para outro. Desta forma, há o compartilhamento de informações.
PORTA-VOZ
• Enquanto o papel de disseminador está relacionado com a transmissão de fora pra dentro, o papel de porta-voz envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.
III- Papel Decisorial
Esse papel contempla a resolução de problemas e a tomada de decisões que tenham relação com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações.