Além do levante armado, qual era a outra forma de resolução dos conflitos entre portugueses e indígenas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não faltaram motivos para combates entre os povos indígenas de Pernambuco e os europeus, que lutaram pela posse de terras e de pessoas.
Os europeus em geral faziam alianças com as nações indígenas que ocupavam o território brasileiro. Sem essas alianças, teria sido impossível sua entrada e permanência. No entanto, fazer paz com uma nação indígena significava se tornar inimigo de seus adversários.
Em geral, portugueses e franceses faziam alianças com diferentes nações indígenas, ficando em lados opostos na luta pelos produtos da terra, especialmente o pau-brasil, no século 16.
Porém, as alianças com povos indígenas podiam ser quebradas, e não há dúvidas que os europeus trairiam suas promessas se fosse conveniente. Parece ter ocorrido algo similar em Pernambuco.
Os portugueses invadiram as terras dos Caetés e escravizaram os que puderam, provavelmente junto com os indígenas potiguares. O que realmente importa é que os caetés reagiram e conseguiram levantar um cerco a Igarassu.
Hans Staden estava num navio português, cuja tripulação foi convocada a auxiliar os portugueses em terra contra os indígenas caetés, que foram derrotados.
Explicação:
Espero ter ajudado :)