História, perguntado por carol3255, 10 meses atrás

além do Estreito de behring qual a outra teoria aceita sobre a chegada dos seres humanos na América​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielacorsi
5

Resposta: O povoamento da América é uma questão discutida arduamente pelos cientistas modernos. Esses cientistas não têm dúvidas que o ser humano não se originou na América e que o continente foi povoado por homens provenientes de outras partes do mundo (Aloctonismo). Existe um consenso, ainda que não seja unânime, de que a América foi povoada desde a Sibéria, na Ásia. Entretanto, além desse consenso relativo, desde a primeira década do século XX, a comunidade científica discute a época, as rotas e a quantidade de ondas migratórias que teriam povoado o continente americano. Há muitas teorias para a explicação da chegada do homem à América.

      ''Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering ''

Esta teoria foi proposta inicialmente no ano de 1590 d.C. por José de Acosta e passou a ser aceita em 1930. Tal hipótese tornou-se aceita cientificamente entre os anos de 1928 e 1937, quando foram encontrados, em escavações arqueológicas nas proximidades da cidade de Clovis (Novo México), nos Estados Unidos, artefatos de mesmo tipo dos anteriormente descobertos na região da Beríngia. Atualmente, é consenso entre os especialistas que, durante a última era glacial, a concentração de gelo nos continentes fez descer o nível dos oceanos em pelo menos 120 metros. Esta descida provocou, em vários pontos do planeta, o aparecimento de diversas conexões terrestres, como, por exemploː Austrália-Tasmânia com Nova Guiné; Filipinas e Indonésia; Japão e Coreia.

Um destes lugares foi a Beríngia, nome que recebe a região que divide a Ásia da América. É nesta área que ambos os continentes entraram em contacto. Devido a sua baixa profundidade (entre 30 e 50 metros), a descida do nível do mar colocou, a descoberto, um amplo território que alcançou 1 500 quilômetros, unindo as terras da Sibéria e do Alasca, aproximadamente 40 000 anos atrás.

Em sentido diverso à teoria Clóvis, que afirma que os seres humanos chegaram ao continente americano só depois de 11 500 anos atrás, arqueólogos descobriram, em escavações em Monte Verde (Chile), ossos que demostraram que os humanos ocuparam a América do Sul entre 14 500 e 18 500 anos atrás.

                   Eu espero ter ajudado e tenha bons estudos !!!!


carol3255: ajudou muito
carol3255: obrigada
carol3255: se vc poder dar uma olhada na minha outra pergunta eu agradeço
gabrielacorsi: De nada, e eu posso sim...
carol3255: obrigada mesmo
gabrielacorsi: De nada...
Respondido por limajuliaclara
4

Nas últimas décadas,várias descobertas indicam q a presença humana na América pode ser muito anterior da teoria Clóvis.Por exemplo,nos sítios arqueológicos de Piedra Museo e Los Toldos,na Argentina, e de Debra L.Friedkin, (ou Fried-kin depende se vc precisar separar a palavra por causa do espaço da linha) no Texas,nos Estados Unidos,há indícios da presença humana com 13 mil a 15 mil anos de idade.Artefatos de pedra e restos de alimentos encontrados em Monte Verde,no sul do Chile,foram datados em 13.500 anos atrás.Por sua localização, na parte meridional da América do Sul,os achados de Monte Verde sugerem ainda q o povoamento do sul do continente pode ter sido anterior ao da parte norte.

Espero ter ajudado(essa resposta foi tirada de um texto dessa msm pergunta)


limajuliaclara: Pode colocar minha reposta como a melhor resposta?
carol3255: Pronto
Perguntas interessantes