“Além disso, os jovens ociosos, os filhos dos ricos, seguindo-me espontaneamente, gostam de ouvir-me examinar os homens, e muitas vezes me imitam, por sua própria conta, e empreendem examinar os outros; e então, encontram grande quantidade daqueles que acreditam saber alguma coisa, mas, pouco ou nada sabem. Daí, aqueles que são examinados por eles encolerizam-se comigo assim como com eles, e dizem que há um tal Sócrates, perfidíssimo, que corrompe os jovens. E quando alguém lhes pergunta o que é que ele faz e ensina, não têm nada a dizer, pois ignoram, e para não parecerem embaraçados, dizem aquela acusação comum, a qual é movida a todos os filósofos: que ensina as coisas celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses, e a tornar mais forte a razão mais débil. Sim, porque não querem, a meu ver, dizer a verdade, isto é, que descobriram a presunção de seu saber, quando não sabem nada.”
Esse fragmento de texto relata a defesa que Sócrates fez de si mesmo, por ocasião de seu julgamento. Quais são as acusações apresentadas contra Sócrates?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
"perfidíssimo, que corrompe os jovens"
mas na realidade, usaram estas acusações para esconder ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos da época
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás