Além de Urochordata e Cephalochordata, os Cordata abrigam um terceiro subfilo, grande e diversificado: os Vertebrata. Esse grupo monofilético compartilha as características básicas dos cordados com os outros dois subfilos, mas, além disso, exibe um número de novos caracteres que os demais não compartilham. A denominação alternativa para esse subfilo, Craniata, descreve mais precisamente o grupo, pois todos têm um crânio (caixa craniana óssea ou cartilaginosa), enquanto alguns peixes sem mandíbulas não têm vértebras. Os primeiros vertebrados eram substancialmente maiores e consideravelmente mais ativos que os protocordados. As modificações das estruturas esqueléticas e dos músculos permitiram aumentar a velocidade e a mobilidade. O nível de atividade mais alto e o tamanho dos vertebrados também requereram estruturas especializadas para localização, captura e digestão do alimento, além de adaptações destinadas a suportar uma alta taxa metabólica.
Fonte: Adaptado de Hickman et al. (2016) Princípios Integrados de Zoologia. Capítulo 23
A partir do texto acima, avalie as afirmações seguintes:
I. Grande parte dos Vertebrata, apresenta tanto um endoesqueleto como um exoesqueleto de cartilagem ou osso.
II. Nos representantes de Vertebrata, a notocorda é substituída por centros vertebrais. Nestes centros localizam-se os espinhos neurais.
III. Na maioria dos representantes, o exoesqueleto se desenvolve a partir da pele.
IV. Em Vertebrata, a laringe possui origem de brânquias vascularizadas e possui função de trocas gasosas.
V. Há duas características presentes exclusivamente em Vertebrata, que permitiram o desenvolvimento da cabeça e de órgãos sensoriais: crista neural e placódios ectodérmicos.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Todas as afirmativas estão corretas
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás