Além de seus trabalhos no campo da mecânica, Galileu contribuiu para o desenvolvimento da Astronomia. Em virtude de sua grande habilidade experimental, ele construiu o primeiro telescópio para o uso em observações astronômicas.
Suas observações o levaram a grandes descobertas que contrariavam as crenças filosóficas e religiosas da época, as quais eram baseadas nos ensinamentos de Aristóteles.
Galileu descobriu que o planeta Vênus apresenta fases, como as da lua, e esta observação o levou a concluir que o planeta gira em torno do Sol, como afirmava o astrônomo Nicolau Copérnico em sua teoria heliocêntrica.
Com isso, ele passou a defender e divulgar a teoria de Copérnico, de que a Terra, assim como os demais planetas, se move ao redor do Sol. Estas ideias foram apresentadas em sua obra Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo, publicado em 1632.
A publicação dessa obra foi condenada pela Igreja. Em 1633, a Santa Inquisição prendeu e julgou Galileu por heresia.
Para evitar que fosse queimado vivo, Galileu Galilei se viu obrigado a renegar suas ideias através de uma confissão, lida em voz alta perante o Santo Conselho da Igreja.
(20 Pontos)
Após a leitura do texto sobre Galileu, escolha qual das posturas abaixo fez com que a Igreja NÃO aceitasse sua teoria sobre o sistema solar.
Determinismo absoluto
Livre-arbítrio
Determinismo moderado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Determinismo Absoluto
Explicação:
De acordo com o determinismo, tudo no universo está limitado e condicionado a leis imutáveis, por isso toda e qualquer ação humana é predeterminada pela natureza. As ações humanas são também previsíveis, já que são determinadas por acontecimentos anteriores. No determinismo, a liberdade de escolha e o livre arbítrio são meras ilusões sustentadas e defendidas por algumas correntes filosóficas.
No decorrer da Idade Moderna o determinismo foi o conceito usado para explicar o Universo. A partir dos fatos do presente, seria possível que os pensadores da época fizessem previsões sobre fatos e acontecimentos futuros. A previsão era considerada real e correta, pois, para os deterministas, toda a realidade seria fixa e interligada. Nenhum homem poderia alterar o que já estaria previsto para acontecer.