Além de ser um dos mais visitados pontos turísticos da América Latina, o Salar de Uyuni (imagem abaixo) é uma área de grande importância estratégica para a Bolívia devido a grande riqueza mineral presente na região, com destaque para o lítio, mineral que teve uma grande valorização recente no mercado mundial. Sobre esse mineral, a sua utilização e as reservas bolivianas assinale a alternativa correta.
(A)A valorização das reservas de lítio da Bolívia é influenciada pelo aumento na demanda de baterias, com destaque para os carros elétricos.
( B)A valorização no mercado de lítio acompanha a alta de preços de produtos minerais causada pela desaceleração da economia global.
( C)O alto custo de extração somado ao histórico de pouca exploração mineral na Bolívia, dificulta a exploração do lítio mesmo com o aumento do preço desse mineral.
( D)A Bolívia não deve investir na exploração de lítio devido a alta volatilidade do mercado desse mineral, facilmente substituído por outros.
( E)A ausência de impactos ambientais na exploração do lítio na Bolívia torna a sua extração mais rentável e conhecida nos dias atuais
Soluções para a tarefa
(A) A valorização das reservas de lítio da Bolívia é influenciada pelo aumento na demanda de baterias, com destaque para os carros elétricos.
>> VERDADEIRO - Por sua leveza e durabilidade, o lítio é cada vez mais utilizado na fabricação de baterias para aparelhos eletrônicos e carros elétricos. Durante os últimos anos, houve um "boom" na produção de carros elétricos, e isso valorizou o preço do mineral no mundo todo.
(B) A valorização no mercado de lítio acompanha a alta de preços de produtos minerais causada pela desaceleração da economia global.
>> FALSO - A valorização do lítio está ligada à sua qualidade (leveza e durabilidade) e à crescente demanda de aparelhos eletrônicos e carros elétricos.
(C) O alto custo de extração somado ao histórico de pouca exploração mineral na Bolívia, dificulta a exploração do lítio mesmo com o aumento do preço desse mineral.
>> VERDADEIRO - A Bolívia carece de tecnologia própria, de profissionais e de recursos financeiros para conseguir explorar todo o lítio da região do Salar do Uyuni. Esses fatores podem ser um empecilho, mesmo com a valorização desse mineral.
(D) A Bolívia não deve investir na exploração de lítio devido a alta volatilidade do mercado desse mineral, facilmente substituído por outros.
>> FALSO- O lítio é mais leve que o chumbo e apresenta maior durabilidade. Logo, não será facilmente substituído por outros.
(E) A ausência de impactos ambientais na exploração do lítio na Bolívia torna a sua extração mais rentável e conhecida nos dias atuais.
>> FALSO - Ha impactos ambientais sim na extração do lítio, como despejo de resíduos tóxicos e desequilíbrio das espécies naturais que vivem na região.
As alternativas A e C parecem ser verdadeiras.