ENEM, perguntado por RobertaNayara4100, 11 meses atrás

Além de ser capaz de gerar eletricidade, a energia solar é usada para muitas outras finalidades. A figura a seguir mostra o uso da energia solar para dessalinizar a água. Nela, um tanque contendo água salgada é coberto por um plástico transparente e tem a sua parte central abaixada pelo peso de uma pedra, sob a qual se coloca um recipiente (copo). A água evaporada se condensa no plástico e escorre até o ponto mais baixo, caindo dentro do copo. HINRICHS, R. A.; KLEINBACH, M. Energia e meio ambiente, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado). Nesse processo, a energia solar cedida à água salgada A) fica retida na água doce que cai no copo, tornando-a, assim, altamente energizada. B) fica armazenada na forma de energia potencial gravitacional contida na água doce. C) é usada para provocar a reação química que transforma a água salgada em água doce. D) é cedida ao ambiente externo através do plástico, onde ocorre a condensação do vapor. E ) é reemitida como calor para fora do tanque, no processo de evaporação da água salgada.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
11
ALTERNATIVA CORRETA LETRA D. 

RESOLUÇÃO: 

Como podemos perceber no esquema exemplificado pela questão após a água receber energia, ou seja, o calor do sol ela muda de fase: evaporação. 

Após evaporar ela irá se concentrar no plástico, é como ocorre por exemplo com os vidros de box de banheiro, ou quando os óculos embaçam, outro exemplo também são os vidros do carro quando embaçam por conta da umidade relativa do ar o vapor se condensa tanto em uma velocidade tão curta quem embaça todo o vidro rapidamente, da mesma forma os óculos. 

Resumindo todos este processo, após a absorção de energia que provém do calor do sol a água evapora e como há uma barreira (plástico) que impede que ela se dissocie para o meio ela acaba a voltando ser água novamente, só que dessa vez esta separadas dos sais. Por fim, a energia que foi absorvida pela água é devolvida como forma de calor ao plástico.   
Perguntas interessantes