Além de realizar o manejo adequado dos casos, e mesmo que já esteja constatada a transmissão comunitária em território nacional, é importante reconhecer e utilizar as informações sobre as fases epidemiológicas da COVID-19. Sobre o tema, analise as definições a seguir e identifique cada uma das fases:
I. _______: casos de pessoas que adquiriram o vírus em outro país.
II. _______: ocorrência de caso autóctone com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado.
III. _______: ocorrência de casos autóctones sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado, em área definida, OU se for identificado um resultado laboratorial positivo sem relação com outros casos na iniciativa privada ou na rotina de vigilância de doenças respiratórias, OU a transmissão se mantiver por cinco ou mais cadeias de transmissão.
Agora, marque a alternativa que identifica os termos na ordem correta:
Escolha uma:
Casos importados, transmissão local, transmissão comunitária
Casos importados, transmissão comunitária, transmissão local
Casos locais, transmissão importada, transmissão comunitária
Casos nacionais, transmissão importada, transmissão comunitária
Transmissão comunitária, transmissão local, casos importados
Soluções para a tarefa
Resposta:
I Casos importados, II transmissão local, III transmissão comunitária
Resposta:
Casos importados, transmissão local, transmissão comunitária
Explicação:
Lembre que o período médio de incubação da COVID-19 é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Em todos os cenários e fases epidemiológicas da COVID-19, é importante lembrar que a transmissão da COVID-19 costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, o nariz ou os olhos.