Além de deixar um importante legado no âmbito da teoria do conhecimento e da política, John Locke também preocupou-se em se posicionar na seara da educação, como conhecimento pedagógico, no contexto em que viveu.
Em relação às proposições educativas de Locke, pode-se afirmar que ele defendeu:
Alternativas:
a)
uma educação libertária, segundo a qual todas as crianças, de todas as classes, deveriam ser educadas de acordo com o próprio interesse e impulsos naturais.
b)
uma proposta educativa para forjar, em todos os indivíduos, o desenvolvimento da sensibilidade e do entendimento, de maneira a retirá-los da minoridade em que se encontravam.
c)
uma proposta educativa de viés católico, orientada pela propedêutica da escolástica medieval.
d)
uma proposta educativa voltada, exclusivamente, à formação do burguês como gentleman, sem grandes preocupações com a formação dos trabalhadores.
e)
uma proposta educativa de perspectiva marxista, para estimular as pessoas, particularmente os trabalhadores, a lutarem contra a burguesia de seu tempo.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A.
Locke era funcionário do governo inglês, mas foi um forte crítico do Absolutismo, assumindo que qualquer governo que não contasse com a participação dos governados era, por natureza, injusto.
Defendeu, assim, um modelo educacional amplo, de modo que todos fossem educados (e assim pudessem participar da vida social), o que representaria tanto ganhos de produtividade (os trabalhadores melhor educados produziriam mais) quanto políticos.
Resposta:
A resposta certa é a letra D
Explicação:
Por ser John Locke filho de uma família burguesa, ele entendia que os homens deveriam ser educados, sobretudo, no sentido de serem preparados para desempenharem seu papel na sociedade, com a finalidade de tornarem-se cavalheiros, gentleman, com orientação liberal e capitalista.