Além de definir o ser humano como zoon logikon, animal racional, Aristóteles também o definiu como animal político, zoon politikon. Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (por sua difícil convivência) ou um deus (por sua autossuficiência). De acordo com o texto acima, considere:
Soluções para a tarefa
Eis o restante da pergunta:
Assertivas:
I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
II. Para os gregos só haviam duas alternativas: ser politikon (participativo), ou ser idiotés (alienado).
III. Os gregos consideravam que a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
II, III e IV.
d)
I, II e IV.
e)
I, III e IV.
Agora a resposta:
I é falsa, pois, no que tange à política, ao menos nas Cidades-Estado que adotavam a democracia, como a Grécia, os interesses coletivos, comuns, eram mais importantes pois quem não era politicamente ativo abria mão de coisas que interessavam ao próprio sujeito, sendo um alienado.
II é verdadeira, pois quem abre mão dos seus direitos políticos se afasta, se aliena, da comunidade.
III é verdadeira, pois, politicamente, os gregos defendiam que os interesses coletivos (como os acordos e leis) deveriam "vir antes" dos interesses particulares.
IV é verdadeira, pois a política é o ramo da filosofia que garante uma coexistência pacífica entre os sujeitos, para o benefício de todos.
É correta a alternativa C.
Resposta:D
Explicação: