Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
II. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).
III. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
Selecione uma alternativa:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
II, III e IV.
d)
I, II e IV.
e)
I, III e IV.
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I é falsa, pois, pelo menos nas Cidades-Estado que adotavam o modelo da democracia, como Atenas, os interesses coletivos (o bem comum) se sobrepunham aos interesses e vontades individuais de cada cidadão.
II é verdadeira, pois, para os gregos, abrir mão do próprio direito de participação política era afastar-se, alienar-se, da sociedade.
III é verdadeira, pois,quando o assunto era política (o que ocorria fora das casas) o bem comum eram mais importante que os interesses privados.
IV é verdadeira, pois saber viver em comunidade é um dos fundamentos e um dos objetivos principais da política, principalmente para Aristóteles.
É correta a alternativa C.
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