ÁLEM DA ÁGUA DE QUE FORMA PODEMOS INGERIR ÁGUA?
Soluções para a tarefa
Neste 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a sociedade promova um uso consciente e responsável dos recursos hídricos. Além do âmbito global, em que a água faz parte de quase todos os processos produtivos, ela também garante que cada célula do corpo humano possa funcionar.
O transporte de nutrientes necessários para o organismo - que é composto por mais de 60% de água -, a eliminação de toxinas e a filtração dos rins são mantidos pela água. Ela ainda melhora a aparência da pele e diminui as chances de celulites e rugas. Por isso, é preciso sempre estar atento à hidratação. E beber um copo bem cheio não é o único modo de assegurá-la. O recurso pode pode ser ingerido de diversas formas. Veja algumas delas:
1) Alimentação
Ao longo do dia, invista em alimentos ricos em água, como legumes, frutas, leite e carnes. Além disso, não se esqueça de tomar sucos e água de coco. Eles também são importantes alternativas para garantir a hidratação. A única exceção está ligada ao consumo de água pura durante as refeições. Se tomada em grandes quantidades, ela pode dilatar o estômago. Então, ao comer, tente beber menos líquidos.
2) Água com gás
A água com gás pode ser uma grande aliada na hidratação. Mas é sempre bom lembrar que ela não deve substituir o recurso em estado puro. Como a alternativa é composta por água e dióxido de carbono, caso ingerida em grandes quantidade, ela pode causar irritação gástrica.
3) Beba água mesmo sem sede
A água do organismo precisa ser constantemente reposta. Apesar disso, a maior parte das vezes em que lembramos de tomar o líquido é quando sentimos a boca seca. Algumas situações favorecem a desidratação e nós não somos capazes de perceber imediatamente. Na exposição a um clima quente e na transpiração excessiva, o corpo também perde água da mesma maneira.
Além da boca seca, os principais sintomas de desidratação são pele ressecada, olhos fundos, cansaço, tontura e dor de cabeça. Por isso, fique atento ao que o organismo diz! Mesmo que não sinta sede, o corpo pode estar necessitado de água. Afinal, depois do oxigênio, ela é o recurso mais importante para garantir a vida. Então, lembre-se sempre de se hidratar.