. Além da Ágora, onde se situava a elite da sociedade Grega da época, também existia a cidade baixa, que eram onde estavam os camponeses, comerciantes, artesãos e demais trabalhadores, ou seja, a população pobre da cidade-estado grega (pólis). Essa grande massa da população era facilmente submetida à condições de escravidão, isso pois não tinham condições financeiras para produzirem no campo nem para atender as necessidades da criação animal, muitas vezes o que conseguiam vender não era o suficiente para pagar os altos impostos cobrados, obrigando-os assim a pedir empréstimos aos eupátridas (grandes donos de terras) para pagar impostos, arrendamento de terras e insumos para produzir. Infelizmente muitas vezes a produção dessa parte da população não conseguia ser a suficiente para quitar tais empréstimos, tal situação era brecha para que essas pessoas se tornassem escravos de grandes donos de terras da elite grega. Tal realidade, que era vivenciada por essa classe da população, coloca em destaque qual aspecto que ainda é cenário em diversas sociedades do mundo?*
Trabalho Escravo;
Desigualdade Social;
Diversidade Étnica;
Desigualdade Racial;
2. “Esse povo surgiu na Ásia Menor e migrou para as ilhas que existem no Mar Egeu. Sobreviveram da agricultura e da criação de animais e desenvolveram laços comerciais que percorreram a região mediterrânica. A expansão de tal povo é confirmada pelo fato de que sua forma de escrita (chamada de Linear A) foi encontrada em outros locais da Grécia, assim como na Ásia Menor e até na região de Israel”. Sobre o trecho acima, escolha a alternativa que apresenta à qual povo está se referindo a afirmação:*
Micênicos;
Espartanos;
Atenienses;
Eupátridas;
Cretenses;
3. A Grécia viveu um período marcado pelo grande desenvolvimento cultural, filosófico, científico e artístico em sua história. Escolha a alternativa que trate sobre como ficou conhecido esse período:*
Período Clássico;
Período Homérico;
Período Helenístico;
Era de Péricles;
4. Qual dos períodos não corresponde à história da Grécia Antiga:
*
Período Pré-Homérico;
Período Homérico;
Período Republicano;
Período Clássico;
Período Helenístico;
5. (Fundatec) Pedro Paulo Funari (GRÉCIA; ROMA, 2004) afirmou que o mundo micênico desapareceu no século XI a.C. gradativamente, sem que se saiba o que ocorreu. Palácios deixaram de ser usados, assim como a escrita, até que uma nova civilização, sem palácios, viesse a surgir. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.
*
A civilização micênica floresceu, e sua principal atividade econômica era a agricultura, controlada e praticada por comunidades patriarcais.
Os micênicos não deixaram documentos escritos, mas foram encontradas grandes quantidades de vestígios arqueológicos que contribuíram para a compreensão dessa civilização.
Os documentos posteriores a Micenas mais antigos são os poemas atribuídos
Soluções para a tarefa
Sobre a Grécia Antiga é correto afirmar que:
- O texto destaca que diversas sociedades do mundo ainda há a prática do trabalho escravo, alternativa A.
- O texto faz referência ao povo Cretense, alternativa A.
- O período de grande desenvolvimento da Grécia Antiga ficou conhecido como Período Helenístico.
- O Período Republicano não fez parte da história da Grécia Antiga, alternativa C.
- A civilização micênica tinha como sua principal atividade econômica a agricultura, dominada por comunidades patriarcais, alternativa A.
A Grécia Antiga
- O texto aborda o fato de diversas sociedades do mundo apresentarem trabalho escravo. Sendo que a escravidão por dívida é uma forma de escravidão que consiste na privação da liberdade, e obriga o indivíduo a trabalhar para pagar uma dívida, teoricamente contraída no momento da contratação.
- Os povos que habitavam a ilha de Creta, eram chamados de Cretenses, uma das maiores civilizações da antiguidade. Não se sabe ao certo como esta civilização foi extinta, mas teorias indicam que desastres naturais como terremotos, tsunamis ou vulcões em erupção levaram esses povos a ruína.
- A expansão da cultura grega pelo mundo ficou conhecida como helenismo. O Período Helenístico foi o último período histórico da Grécia Antiga, época em que a civilização romana tornou-se hegemônica.
- O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana. O período grego que não foi citado nas alternativas é o período Arcaico.
- Os micênicos são conhecidos como aqueus que desenvolveram uma civilização grande em que a sociedade possuía em função do comércio. Os micênicos eram considerados como um povo indo-europeu as que fizeram um processo de migração.
Confira mais informações sobre a Grécia Antiga aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/2988006
#SPJ11
1) O cenário existente ainda na atualidade é o Trabalho Escravo.
2) A afirmação se refere aos Cretenses.
3) O período descrito é o Período Clássico.
4) Não corresponde à Grécia Antiga o período Republicano.
5) O contexto apresentado se refere ao povo Micênico, logo a alternativa correta é e) A chegada dos gregos ao território significou a chegada de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma civilização e estendê-la; ou seja, foi uma grande mistura de elementos culturais adaptados pelos gregos.
Os períodos da Grécia antiga
A Grécia Antiga foi um grande período da história Grega que durou pouco mais de um milênio. Nesse período, para além dos grandes avanços nas ciências e nas artes, o território e as formas de governo na Grécia mudaram diversas vezes, e por isso é dividido em quatro sub-períodos, São os seguintes:
- Pré-Homérico
- Homérico
- Arcaico
- Clássico.
A formação plural da Grécia
O chamado povo grego é, na verdade, uma verdadeira miscelânea de diversos povos, principalmente aqueles de origem indo-europeia. Um exemplo de povo grego é o povo cretense. Seu auge se deu no início da Grécia Antiga, entre 2000 a.C. e 1500 a.C, quando construíram grandes palácios, forte agricultura e comércio com outras ilhas.
Para saber mais sobre a Grécia Antiga, visite: https://brainly.com.br/tarefa/2988006
#SPJ11