“Alegoria de Platão reflita sobre o que é o conhecimento, qual a nossa relação com a verdade e o que nos leva a querer saber e fazer aquilo que consideramos certo (enfim, o que é alguma coisa “certa” pra nós? — Tenso, né?). Tente organizar um texto explicando as suas considerações sobre essa questão
Soluções para a tarefa
Resposta:
vou te fazer um resumo, daí você acrescenta mais algumas ideias
Nosso conhecimento provém de uma cultura onde somos ensinados maneiras do que é correto ou incorreto. Nossa religião, criação entre outros quesitos complementam nosso pensamento perante o que é certo.
Dês de cedo, somos bombardeados por informações e construimos com isso nossos valores. Quando começamos a conviver com outras pessoas que não são nossos familiares, como na escola, aprendemos outras realidades, e percebemos que muitas vezes nossa visão do que é correto não é abrangente a todos. Basta a nós uma auto observação, pois muitas vezes temos de perceber traços tóxicos, incoerêntes e incorretos em nós mesmos, coisas que aprendemos dês de o berço.
Cabe a nós também percebermos que vivemos em uma sociedade doentia, por conta de um cultura que rebaixa diferentes minorias.
O certo é uma questão muito singular, pois cada um acredita ter sua verdade.
Espero ter lhe dado algumas ideias, bom texto!
Como a criação do texto é pessoal, vou colocar aqui algumas informações sobre o que Platão definia como verdade, assim você tem material para se basear na criação do seu texto.
Os filósofos anteriores a Platão defendiam que algo existia a partir do momento em que o homem tomava conhecimento, e a partir daí saiu a afirmação de que "o homem é a medida de todas as coisas". Ou seja, era a partir dos sentidos que se definia que algo existia ou não, e quais seriam suas características.
Mas segundo Heráclito, "tudo está em movimento". A partir desse pensamento, Platão concluiu que se tudo está em movimento, então tudo muda, e o que foi verdade há um segundo atrás, já não é mais verdade agora. Ou seja, a verdade é transitória se formos confiar nos nossos sentidos.
Por isso, para encontrar a verdade absoluta, Platão dizia que é preciso olhar mais profundamente, olhar na alma. Ou seja, é preciso buscar no mundo das ideias, e não no mundo sensível, o verdadeiro conhecimento. Para Platão, o mundo inteligível não sofre mudanças de corrupção nem geração, por isso é ali que se encontra o conhecimento e verdade.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/12611121